|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12169
|
Title: | Competências académicas: relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3º ciclo do ensino básico |
Authors: | Fonseca, Ana Isabel Simões |
Advisors: | Pires, Heldemerina Cardoso, Paulo |
Keywords: | Família Tipologia familiar Auto-conceito Rendimento académico Actividades familiares Tempo partilhado em familia Family Family structures Self-concept Academic achivement Family activities Shared time with family |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho tem como objectivo analisar a relação entre configuração
familiar, auto-conceito e desempenho académico. Participaram no estudo 287 sujeitos de
ambos os sexos, do 3º ciclo do Ensino Básico, da Escola Secundária Severim de Faria
em Évora, dos quais 158 eram rapazes e 129 eram raparigas com idades compreendidas
entre os 11 e os 17 anos (M=13,50;DP=1,08). Os alunos responderam aos Questionários
“Rendimento Escolar”, “Eu e a minha Família” e a “Escala de Auto-Conceito” de Susan
Harter. Os resultados revelam que não existe uma relação entre Tipologia Familiar e Auto-
Conceito. Todavia encontrou-se uma relação positiva entre o tipo de família nuclear e o
rendimento académico positivo. Não sendo um dado novo encontrou-se também uma
relação entre auto-conceito e rendimento académico, sendo que, quanto mais positivo é o
auto-conceito, maior é o rendimento académico. Por último aferiu-se uma relação positiva
entre as variáveis familiares; rendimento académico positivo e auto-conceito positivo; ### Abstract: The current study aims to analyse the relationship between Family Structures,
Self-Concept and Academic Achievement. This study involved 287 subjects from both
genders, of the 3 rd Cycle of Basic Education, from Severim Faria Secondary School in
Évora, from which 158 were boys and 129 were girls, aged between 11 and 17 years old
(M=13,50;DP=1,08). The Questionnaires applied were “Educational Achievement”, “My
Family and I” and “The Self-Concept Scale” of Susan Harter. The results don´t reveal any
relationship between the Family Structure and Self-Concept. However, we found a positive
relationship between the Nuclear Family and the Positive Academic Achievement.
Furthermore, although it´s not being a new data, we found a relationship between the selfconcept
and academic achievement, and the more positive self-concept is, the greater is
the academic achievement. Finally, the results have measured a positive relationship
between the family variables; positive academic achievement and positive self-concept. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12169 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|