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http://hdl.handle.net/10174/12165
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Title: | A cooperação nas organizações educativas em contexto de imprevisibilidade e incerteza |
Authors: | Beirante, David Alexandre Assunção da Paz |
Advisors: | Braga, Domingos Afonso |
Keywords: | Cooperação Organização educativa Estrutura organizacional Sistemas de acção concretos Comportamento organizacional Cooperation Educational organization Organizational structure Systems of concrete action Organizational behaviour |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | É inegável a existência de um hiato de conhecimento em relação às
circunstâncias que conduzem à cooperação na organização educativa. A maioria dos
estudos nesta área subestimam a imprevisibilidade dos comportamentos, ou ignoram que
os factos relacionais que estruturam este campo de conhecimento não obedecem a um
empirismo simples nem a uma racionalidade única, e arriscam conclusões de forma
preditiva, vazias de sentido e de utilidade.
O foco desta investigação é produzir conhecimento que permita contribuir para
uma melhor compreensão do desenvolvimento da cooperação entre actores empíricos,
situados no contexto de acção de uma organização educativa.
As evidências obtidas através de um estudo empírico, aplicando modelos
estatísticos adequados ao contexto de investigação, permitiram apresentar alguns
factores determinantes para a implementação do trabalho cooperativo que, sem cair em
generalizações abusivas, podem ser idênticos para as organizações educativas no geral.
Uma das principais conclusões desta dissertação é a de que a cooperação na
organição educativa assenta, em grande parte, nos mecanismos evolutivos do altruísmo
recíproco. Outra, é não ser possivel desenvolver um sistema organizacional cooperativo
abafando a iniciativa e a criatividade, correndo o risco de condicionar a inovação e de
esterilizar o empenho dos actores organizacionais.
O importante será então manter a tensão criadora entre as regulações autónomas,
formais e informais, da organização. Deste modo, a organização educativa deve funcionar
numa estrutura mais flexível e permeável à participação colectiva dos seus membros; ABSTRACT:
The cooperation in educational organizations in the context of unpredictability and uncertainty.
It is undeniable that there is a knowledge gap about the cooperation in the
educational organization. Most of the studies in this area underestimate the
unpredictability of the human behavior, or simply ignore that the empirical facts of this
field of knowledge don't have a single rationality. So they risk predictive conclusions,
empty of meaning and usefulness.
The focus of this research is to produce knowledge in order to contribute to a
better understanding of the development of cooperation between individuals in the
empirical context of an educational organization.
The empirical evidence obtained by applying appropriate statistical models show
some factors for the implementation of cooperative work in a singular group of schools.
Without falling into abusive generalizations, these results can be replicated for other
educational organizations.
One of the main conclusions of this dissertation is that the cooperation on
educational organizations is often based on evolutionary mechanisms of reciprocal
altruism. Another conclusion is that we can't develop a cooperative system stifling the
initiative and creativity taking the risk of constraining innovation and sterilize the
commitment of the organizational actors.
The most important thing is to keep the creative tension between, formal and
informal, autonomous regulations in the educational organization. Thus, the
organization should work in a more flexible and permeable structure allowing the
cooperation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12165 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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