Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12131

Title: A Decisão
Authors: Marques, Carlos
Keywords: decisão
modelos
técnicas
variáveis
métodos
contextos
processo
factores
Issue Date: Dec-2014
Publisher: Departamento de Gestão, Escola de ciências Sociais
Citation: Marques, Carlos A. F. (2014). A Decisão. Texto de Apoio ao estudo do Módulo III do programa da unidade curricular Introdução à Gestão do curso de licenciatura em Gestão
Abstract: Neste capítulo iniciámos o estudo do ciclo da gestão começando por associar esse ciclo e as suas etapas de planeamento, implementação e controlo com os passos do processo de decisão e aproveitando para situar as decisões nos diferentes âmbitos da organização, o estratégico o táctico e operacional, relacionando-os com a diferença de frequência com que são tomados diferentes tipos de decisões. Em seguida analisámos os vários contextos em que o decisor poderá ter que tomar decisões e alguns aspectos que as caracterizam. Referimo-nos aos eventuais múltiplos objectivos a que podem procurar corresponder, do contexto de maior ou menor grau de certeza que as envolve e das suas consequências, do contexto temporal em que podem ser equacionadas, da independência ou interdependência com que podem ser tomadas e de outros factores relevantes que condicionam a tomada de decisões, nomeadamente o tempo disponível, a quantidade e qualidade da informação, a natureza da decisão e a influência da cultura da organização. De seguida, referimo-nos às bases a que os gestores recorrem para tomar decisões. Realçamos, a importância da razão, a experiência do decisor e os seus conhecimentos, bem como da emoção, a sua intuição enquanto gestor, como bases da tomada de decisão. Face à sua a importância, elaborámos, em seguida, sobre os modelos e métodos ou técnicas para apoiar a tomada de decisão. Começamos por explicar que são representações simplificadas da realidade e de instrumentos que usamos para perceber, analisar, quantificar e avaliar melhor os resultados dessas decisões. Relacionamos estas características das decisões com a terminologia dos modelos e técnicas descritivas e normativas consoante descrevem o que é ou o que deveria ser, estáticas e dinâmicas consoante o tempo é considerado, determinísticas e estocásticas consoante o contexto é de certeza ou envolve risco, discretas ou contínuas se há estados ou situações tipo ou não e de um ou múltiplos objectivos consoante os atributos considerados. Salientámos também que nestes modelos e métodos ou técnicas utilizamos variáveis endógenas, as nelas determinadas, e exógenas cuja consideração também é importante para o problema em causa mas que são determinadas por relações exteriores. Referimos ainda a vários exemplos de métodos e técnicas que são usados nas diferentes etapas do ciclo da gestão e das áreas funcionais, concluindo com os casos especiais do método de estudo de casos, que na gestão é generalizadamente utilizado para documentar e estudar exemplos de situações e tomada de decisões, e de jogos ou simuladores de gestão, em que se treinam as decisões a tomar e analisam as suas consequências num ambiente de competição de diferentes equipas de gestão. Concluímos o capítulo focando a realidade apresentando o Global Management Challenge e a utilidade que tem para os estudantes e equipas que participam nesse jogo de gestão e estratégia, realçando os resultados prestigiantes que as representações da UÉ obtiveram nos dois últimos anos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12131
Type: other
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações de Carácter Pedagógico
GES - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
IGestão_ponto5.pdf1.61 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois