Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12096
|
Title: | Da transição à articulação. Do pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico - um estudo com educadores/as e professores/as |
Authors: | Carmo, Ana Luísa Salgueiro do |
Advisors: | Melo, Madalena |
Keywords: | Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Transição Articulação Práticas educativas Preschool Primary school Transition Articulation Educational practices |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, acarreta um
misto de ansiedade, expectativas e preocupações, exigindo-se às crianças uma
mudança do estatuto de criança para o estatuto de aluno o que abarca mais
responsabilidade e maior esforço na aprendizagem. Sendo a falta de articulação
interciclos um problema recentemente reconhecido torna-se necessário assegurar
uma aprendizagem que não decorra de forma fragmentada mas sim, de modo
contínuo e evolutivo, procurando dar continuidade e coerência à ação educativa para
promover o desenvolvimento harmonioso da criança.
Pretendemos então realizar um estudo qualitativo com a realização de
entrevistas aos/às diretores/as dos agrupamentos de escola dos concelhos de Vila
Real de Santo António, Castro Marim e Tavira, com o propósito de perceber de que
forma os agrupamentos se organizam para promover uma articulação efetiva entre o
pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Bem com um estudo quantitativo, com a
aplicação de inquéritos por questionário a 135 docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo
do ensino básico dos mesmos agrupamentos de escola, com o intuito de fazer um
levantamento das perceções dos docentes sobre as questões da transição entre estes
dois ciclos de ensino.
Com este estudo verificamos que apesar da existência de vários documentos
legislativos que suportam e apoiam a transição interciclos este é um trabalho que
ainda não decorre efetivamente nos agrupamentos apesar do manifesto esforço
dos/as diretores/as e docentes das várias escolas; ### ABSTRACT:
From
Transition
to
Articulation.
From
Preschool
to
Primary
School
-‐
a
study
with
teachers
of
preschool
and
primary
school
The transition from Preschool to Primary School brings a mixture of anxiety,
expectations and concerns, requiring the change from the status of a child to the status
of a pupil that embraces more responsibility and more effort to learning. The lack of
articulation inter cycles is a recently recognized problem, it is necessary to ensure that
learning does not result in a fragmented way but rather a continuous and evolutionary
seeking to continuity and coherence to the educational action to promote the
harmonious development of the child.
We intend to make a qualitative study with interviews to heads of schools of Vila
Real de Santo Antonio, Castro Marim and Tavira, in order to understand how the
schools are organized to promote an effective articulation between preschool and
primary school, as well as a quantitative study, with the application of questionnaire
surveys to 135 teachers of preschool and primary school of the same school in order to
make a survey of the perceptions of teachers on issues of transition between these two
cycles of teaching.
This
study
found
that
despite
the
existence
of
various
legal
documents
that
support
and
assist
the
intercycles
transition
this
is
a
work
that
does
not
appends
effectively
in
schools
despite
the
obvious
efforts
of
the
heads of schools and
teachers
and
of
the
various
schools. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12096 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|