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http://hdl.handle.net/10174/12059
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Title: | Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: as conceções da leitura e da escrita |
Authors: | Cardoso, Ana Marta Marchã |
Advisors: | Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva |
Keywords: | Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico Funcionalidade da leitura e da escrita Conceções precoces Prática de ensino supervisionada Pre-school 1 st cycle of basic education Functionality of reading and writing Early conceptions Supervised teaching practice |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) emerge da
observação e participação no contexto da PES em pré-escolar, na Escola Básica e Jardim
de Infância do Bacelo e em 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) na Escola Básica e Jardim de
Infância dos Canaviais, ambas pertencentes ao Agrupamento nº 4 de Évora.
O principal objetivo foi compreender que conhecimentos possuem as crianças sobre
a funcionalidade da leitura e da escrita e sobre os seus suportes antes e após a entrada no
ensino formal obrigatório. Para isso, importa contextualizar a ação com uma breve
descrição e análise dos ambientes educativos e da conceção da ação educativa que norteou
a prática.
Este relatório encontra-se organizado em três itens basilares precedido por uma
Introdução e finalizado por uma Conclusão reflexiva de todo o trabalho. A primeira parte
refere-se ao quadro teórico que sustenta a investigação do tema - Conceções da leitura e da
escrita - na prática. Segue-se a segunda parte que aborda a metodologia aplicada ao longo
da PES no âmbito do educador/professor investigador, assim como na entrevista individual
semiestruturada e os suportes de escrita que foram avaliados pela análise das respostas
dadas ao serem apresentados diversos materiais. Por fim, um terceiro capítulo onde se
interpretam dados relacionando-os com a ação pedagógica e quais as implicações deste
estudo; ### Report of Teaching practice in Pre-school and Primary school:
conceptions of reading and writing
Abstract:
This report of Supervised Teaching Practice (ESP) emerges from the observation
and participation in the context of PES Preschool, in the Primary School and Kindergarten
of Bacêlo as well as in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) at the Primary School and
Kindergarten of Canaviais, both belonging to the 4th Grouping of Évora .
The main objective was to understand what knowledge children have about the
functionality of reading and writing and about their supporters before and after entering the
required formal education. For this we need to contextualize the action with a brief
description and analysis of educational environments and the design of educational
activities that guided the practice.
This report is organized into three basic items preceded by an Introduction and
finished off by a reflective Completion of all work.
The first part refers to the theoretical framework that underpins the research theme
- conceptions of reading and writing - in practice. The following is the second part where
the methodology applied along the PES in the context of the educator / researcher teacher
is discussed, and the semi-structured individual interviews and written media that were
evaluated by analysis of responses to the various materials are presented.
Finally, there is a third chapter where the interpretation of all data is done and its
relation to the pedagogical action is established and the implications of this study are
derived. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12059 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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