Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12038
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
Authors: | Pires, Rute Alexandra Pereira |
Advisors: | Folque, Maria da Assunção da Cunha |
Keywords: | Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico interação adulto-criança Prática de ensino supervisionada Preschool 1 cycle primary school Adult-child interaction Supervised teaching paractice |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico.
Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem.
Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12038 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|