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http://hdl.handle.net/10174/11962
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Title: | Crianças vítimas de maus-tratos: olhares e práticas de educadoras de infância |
Authors: | Choupana, Ana Miguel Cacheiro |
Advisors: | Grácio, Maria Luísa Fonseca |
Keywords: | Educadoras de infância Jardim de infância Maus tratos Concepções Intervenção pedagógica Kindergarten teacher Kindergarten Maltreatment Conceptions Pedagogical intervention |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As Educadoras de Infância são agentes privilegiados na promoção do
desenvolvimento harmonioso da criança e na observação e identificação de alterações
na sua aprendizagem.
Neste estudo, pretendemos identificar as suas concepções sobre os maus tratos às
crianças, averiguar o seu conhecimento dos indicadores, factores de risco e de
protecção e conhecer a sua intervenção pedagógica com a criança maltratada.
A recolha de dados foi realizada junto de trinta Educadoras de Infância da região de
Évora através de um questionário com perguntas abertas e fechadas construído para
o efeito. A amostra foi constituída por dois grupos de participantes com e sem tempo
de serviço, já que este proporciona aos sujeitos experiências profissionais relevantes
na tomada de decisões e no entendimento das situações.
A análise de dados foi realizada através de metodologias qualitativas e quantitativas.
Os resultados revelam que os maus tratos são entendidos como o exercício de
determinadas acções negativas do adulto sobre a criança (e.g., acções de
violência/agressão física e psicológica) ou omissão de determinados aspectos (e.g.,
cuidados básicos). Os sinais/indicadores na criança maltratada e nos pais/cuidadores,
alguns factores de risco e de protecção ao nível da criança, dos pais/família e do
ambiente social e cultural são também reconhecidos. A intervenção pedagógica com
crianças vítimas de maus tratos apresenta perspectivas diferenciadas entre as
Educadoras de Infância; ### Absttractt:
The Kindergarten Teachers are privileged agents in promoting the harmonious
development of children and the observation and identification of changes in their
learning.
In this study we identify their conceptions about child maltreatment, evaluate her
knowledge about indicators and risk and protective factors and to know the
pedagogical intervention with an child maltreatment.
The survey was answered by thirty Kindergarten Teachers in Évora region. The sample
was divided into two groups with and without time of service, because this subject
provides relevant professional experience in making decisions and understanding the
situations.
The data analysis has been done through qualitative and quantitative procedures.
The results indicates a sort of knowledge about the subject of abuse that are
understood as the exercise of certain negative actions on the adult child (e.g., acts of
violence physical and psychological) or the omission of certain aspects (e.g., primary
care). They are also recognized signs/indicators in abused children and their
parents/caregivers and risk and protective factors at the level of children, parents/family
and social and cultural environment. The pedagogical intervention has however
different perspectives among educators. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11962 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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