|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11858
|
Title: | Liderança na escola. Identificação do perfil do líder e do tipo de liderança. Um estudo sobre os directores de escola |
Authors: | Sousa, Victor Fernando Abrantes de |
Advisors: | Sebastião, Luís Miguel dos Santos |
Keywords: | Líder Lideranças Gestão Liderança escolar Líder escolar Leader Leaderships Management School leadership School leader |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O plano de investigação relativo ao desenvolvimento do projecto de dissertação
do curso de mestrado em Educação - Variante de Administração Escolar, da
Universidade de Évora que aqui apresento tem como tema central e como base os
conceitos de liderança e que tipo de líder existem em torno da realidade da gestão
escolar.
O presente trabalho pretenderá analisar que tipo de líder e de liderança o
Director quer para a sua Escola. A escolha deste trabalho é fundamental, visto que, o
seu significado se identifica com o papel do Director de uma escola, enquanto
personalidade mais influente no embrião dessa organização. Como afirma Sergiovanni
(2004: p.4) “a liderança engloba muitos e variados aspectos; no topo da lista está
protecção do mundo-da-vida das nossas escolas; a maioria dos cidadãos deseja que as
escolas reflictam os valores e as crenças que são verdadeiramente importantes nas suas
vidas”.
Constitui um breve olhar sobre os Directores, com o intuito de aferir a imagem
que eles têm da liderança e do tipo de líder que querem implementar.
Nos últimos anos, a organização escolar passou por mudanças dramáticas,
agravadas por uma pressão e exigências externas, com a liderança a assumir-se como
elemento crítico e fundamental à iniciação e implementação do impacto das
transformações (adaptações) nas várias organizações. Se a liderança causa impacto positivo no ser humano, equipas e organizações, os
vários investigadores argumentam que os antigos paradigmas da liderança: directivos,
autocráticos e exclusivamente orientados para as tarefas, devem ser abandonados.
No enquadramento teórico o trabalho inicia-se, numa primeira parte, com uma
perspectiva organizacional e seu conceito. Nesta primeira parte da investigação
apresento uma breve sistematização das principais teorias organizacionais, à
classificação da escola como uma organização especial, com as suas características
próprias que a distinguem de qualquer outra organização. Será referenciado o papel da
escola numa sociedade em mudança (capítulo I). Nesta primeira parte irei abordar
alguns contributos para a compreensão do conceito de liderança, ou seja, o
desenvolvimento conceptual sobre a temática da liderança. Vai prevalecer uma revisão
sobre o conceito de liderança e dos vários estilos de liderança, introduzindo depois a
liderança escolar como liderança especial, assim como, o líder versus gestor. Iremos
abordar, também, o perfil do líder na organização escolar, perspectivando uma liderança
para a mudança (capitulo II). Numa segunda parte, apresenta-se o estudo empírico
recolhendo informações dos vários Directores.
Serão apresentados os objectivos deste trabalho através de um estudo de campo,
Directores, abrangendo as seguintes Escolas com Ensino Secundário da cidade de
Coimbra: Quinta da Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José
Falcão e Infanta D. Maria.
Apesar das suas limitações, o estudo poderá contribuir para que a comunidade
escolar em geral e os professores em particular possam ter um olhar diferente sobre a
questão da liderança e do tipo de líder, favorecendo a reflexão sobre a prática da
mesma; ### ABSTRACT:
The investigation project concerning the development of a Master’s degree essay
on Education- in the specific case on School Administration, from Évora’s University,
which is here presented, has as a central theme and foundations the concepts of
leadership and the kinds of leaders that exist in today’s reality of scholar management.
This work intends to analyze the kind of leader and leadership that a head
teacher wants for her school. The choice is crucial, once its meaning identifies itself
with the specific role that the head teacher plays at her school, since he/she is the most
influent character in the core of that organization. As Sergiovanni states (2004: p.4) “a
leadership includes many and different aspects. At the top of the list, we have the
protection of a world full of life in our schools. Most citizens wish their schools to
mirror the values and beliefs that are really important in their lives.”
This work takes a brief look on the kinds of Head teachers, with the purpose of
checking the image that have of the concept of leadership and of the kind of leader they
want to establish for themselves.
In the last few years, school organization has undergone dramatic changes, that
became even worse given to external pressure and exigencies. This way, the leadership
of a school has become the fundamental and crucial element for implementing and
managing the impact of all those changes in the different scholar organizations.
As a leadership should cause a positive impact on the human being, teams and
organizations, several researchers argue that old-fashioned paradigms of leadership, like
the directive one, the autocratic one or an exclusively task-based one should be
abandoned. In the theoretical framing, this work starts with an organizational perspective
and its concept. In this first part of the research, we present a brief systematization of
the main organizational theories, as well as the classification of the school as a special
organization, with its own features, that make it distinct from any other organization.
Besides, the role that the school plays in a changing society will also be mentioned
(chapter I). In this first part, we will deal with some contributions to the understanding
of the leadership concept, that is to say the conceptual development on the leadership
topic.
A revision on the concept of leadership and on the different styles of leadership
will prevail. Afterwards, scholar leadership as a special one will be introduced, as well
as the concept of leader versus manager.
We will also deal with the profile of leader in the scholar organization, being in
the outlook for a leadership for the change (chapter II).
In a second part of our work, we present the empiric study, based on information
gathered from the different Headmasters.
The main goals of this work will be presented through a field work with
Headmasters that comprise the following schools with Secondary studies in the city of
Coimbra: Quinta das Flores; Avelar Brotero; D. Dinis; D. Duarte; Jaime Cortesão; José
Falcão and Infanta D. Maria.
In spite of the limitations of this study, it may help on a different approach on
the concept of leadership and the kind of leader, above all by the school community and
more specifically by teachers.
This way, this work may foster a deeper reflection and thought on these concepts
and their feasibility. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11858 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|