|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11837
|
Title: | A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
Authors: | Sousa, Benedita do Socorro Sousa de |
Advisors: | Favinha, Marília Evangelina Sota |
Keywords: | Gestão democrática Escola pública Educação de qualidade Democratic management Public school Quality education |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma
gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como
objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de
pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de
abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para
investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado
do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática
adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de
dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada
mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar
a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à
pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em
questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida
premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática.
O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a
gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as
unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT:
The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic
management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria
that permeate so that the management school, field of research is, in fact,
democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative
approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School
State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for
understanding the process of democratic management acquired by prize in the National
Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers,
management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires
and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the
subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors
that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school
support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic
management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting
truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state
teaching and perhaps the country. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11837 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|