|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11829
|
Title: | Avaliação do desempenho docente: percepções dos professores sobre o último modelo da ADD e os seus efeitos nas práticas docentes (um estudo de caso) |
Authors: | Costa, Luísa Maria |
Advisors: | Fialho, Isabel José |
Keywords: | Avaliação do desempenho docente Objetivos da avaliação do desempenho Perceção dos professores Práticas docentes Teacher performance assessment Aims of performance assessment Teachers' perception Teaching practices |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As políticas educativas têm vindo a conferir maior autonomia às organizações escolares e maior exigência aos seus interlocutores, potenciando as questões da avaliação. A Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tem, neste contexto, vindo a revelar-se uma temática particularmente complexa e até controversa.
Motivada pelas dificuldades sentidas na escola sede do estudo, durante o ciclo de avaliação 2007/2009, esta investigação teve como grande objetivo verificar em que medida os princípios constantes no normativo da ADD, nomeadamente a melhoria da qualidade do serviço educativo, das aprendizagens e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes foram por estes interiorizados e concretizados.
A vertente empírica foi suportada num estudo de caso, particularizado aos docentes da Escola Secundária de Vendas Novas, e concretizado através de um inquérito por questionário, complementado com análise documental. No tratamento estatístico foram utilizados indicadores de análise descritiva simples, procurando-se tirar partido do rico manancial de informação resultante das sessenta e nove afirmações que constituíam o questionário que serviu de base ao estudo. Com vista à simplificação dos dados assim obtidos, recorreu-se ainda à análise de componentes principais para dados categóricos, a qual permitiu uma melhor leitura dos resultados obtidos e uma extração de conclusões mais ajustada aos objetivos do estudo.
Dos resultados é de destacar que os professores tenderam a considerar ter conhecimento suficiente sobre o suporte legislativo e sobre os documentos internos relativos à ADD e que esta constitui uma necessidade ao seu desenvolvimento profissional, evidenciando os mesmos uma atitude de abertura e de aprendizagem. Foram, todavia, de opinião que esta não promoveu o desenvolvimento de projetos orientados para a melhoria da qualidade da escola, não permitiu diagnosticar os aspetos a melhorar no seu desempenho, assim como não fomentou uma prática reflexiva e realmente colaborativa nem a melhoria das aprendizagens dos alunos.
Como implicações, sugere-se uma reflexão sobre os procedimentos potenciadores do envolvimento dos docentes no processo, centrando-o nas práticas, por forma a ir além da dimensão burocrática, com efeitos meramente administrativos na carreira; ### ABSTRACT:
Educational policies have moved towards decentralization of central power providing more autonomy to school organizations, greater demands on their partners, enhancing the assessment issues. In this context, Teacher Performance Assessment (TPA) has proved to be a complex and even controversial subject.
Taking into account the constraints experienced in the school where the study took place, during the 2007/2009 assessment cycle, this research aims to determine to what extent the principles contained in the current TPA regulation, namely, the improvement of the educational service’s quality, the students’ learnings and the personal and professional development of teachers have been internalized and achieved by them.
The empirical research was based on a case study particularized to the teachers of Vendas Novas Secondary School (Escola Secundária de Vendas Novas) through a questionnaire survey, complemented by documentary analysis. In the statistical, indicators were used for simple descriptive analysis, seeking to exploit the rich source of information resulting from sixty-nine statements that constituted the questionnaire that accompanied the study. In order to simplify the data thus obtained, we have also used the analysis of principal components for categorical data, which allowed a better reading of the results and an extraction of conclusions better adjusted to the study objectives.
From the results can be highlighted that teachers tended to report having enough knowledge about the legislative basis and about the internal documents related to TPA, considering it a necessity to their professional development and showing an attitude of openness and learning. However, teachers considered that TPA did not promote the development of projects aimed to improve school’s quality, didn’t allow the diagnosis of aspects to improve their performance, it did not fostered reflective and collaborative practices among teachers, nor did it improve the students learnings.
As implications, we suggest a reflection on the procedures enhancers of the involvement of teachers in the process, focusing on their practices in order to go beyond the bureaucratic dimension, with career administrative purposes only. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11829 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|