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http://hdl.handle.net/10174/11779
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Title: | Reconhecimento e validação da aprendizagem ao longo da vida: processos, trajectos e efeitos |
Authors: | Seixo, Sylvie de Sousa |
Advisors: | Baltazar, Maria da Saudade Rodrigues Colaço |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente dissertação insere-se no âmbito do mestrado em Sociologia na especialização em Recursos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.
Este trabalho consiste num estudo de caso que tem como objecto de análise uma estrutura de educação e formação de adultos: o Centro Novas Oportunidades.
Nesta investigação procura-se analisar os efeitos do processo RVCC, após a certificação, nos domínios pessoais, formativos e profissionais, da vida dos adultos.
A componente empírica desta investigação desenvolveu-se durante os anos 2007 a 2010 e teve como palco o Centro Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Portalegre.
As metodologias de que nos socorremos na investigação ancoraram, sobretudo, na abordagem qualitativa, presente na análise do conteúdo, análise documental e entrevistas semi-estruturadas.
Os resultados deste estudo permitiram-nos concluir que, efectivamente, o processo RVCC tem vindo a produzir efeitos positivos no percurso de vida das pessoas:
a) Em termos pessoais, contribuindo para o aumento do auto-conhecimento, melhoria da auto-estima e da autoconfiança, criando as condições para a aposta em novos projectos;
b) Em termos formativos, permitindo a procura de cursos e acções de formação, maior interesse pelas tecnologias de informação e comunicação.
c) Por fim, em termos profissionais, contribuiu fundamentalmente para munir os candidatos de competências, permitindo-lhes uma melhor adaptação ao mercado de trabalho; ### Abstract:
The present dissertation was written to obtain the Master‘s degree in Sociology, specialization in Human Resources and Sustainable development.
This work consists of a case study that has as analysed object adult educational and formative structure: The New Opportunities Centre.
This investigation analyses the effects of the RVCC (recognition, validation and certification of competences) process, in adults‘ professional, personal and formative life domains.
The empirical component of this investigation took place between the years 2007-2010 and was focused on one specific New Opportunities Centre: Portalegre Vocational Training Center.
The methodology used in the investigation is focused both on centred mainly on a qualitative approach content and documental analysis and on semi-structured interviews.
The results of this study allowed us to conclude that the RVCC process has been producing positive effects in the adults‘ life paths:
a) In a personal context, it contributed to the increase candidates‘ self-knowledge and the improvement of their self-esteem and self-confidence, creating the necessary conditions to undertake new projects in life;
b) In a professional learning context, it allowed candidates to maintain a constant search in continuous educational programmes and it also promoted a bigger interest in Information and Communication Technologies;
c) Ultimately, in a professional context it contributed to develop the candidates‘ skills allowing them to better adapt to the labor market. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11779 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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