Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11512

Title: Espaço da infância: caracterização espacial de jardins de infância em Portugal, no século XXI
Authors: Santos, Telma Filipa
Advisors: Aleixo, Sofia
Marques, Elsa
Keywords: Arquitectura escolar
Educação de infância
Caracterização espacial
Jardins de infância
Espaço de aprendizagem
Portugal
Século XXI
School architecture
Childhood education
Space characterization
Kindergartens
Learning space
Portugal
Twenty first century
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente dissertação, resulta da investigação no âmbito da arquitectura escolar portuguesa, em particular da tipologia de jardim de infância do século XXI. Numa primeira parte, enunciam-se as origens da educação de infância e da tipologia arquitectónica que abriga a prática do seu ensino, num contexto internacional e na realidade portuguesa. O jardim de infância tem as suas raízes no alemão, fundado no final do século XIX pelo pedagogo Friedrich Froebel, que defendia uma educação baseada na relação da criança com a Natureza. Na mesma época, em Portugal, o poeta e pedagogo João de Deus enfatizava a importância de educar crianças em idade pré-escolar, sendo os seus princípios educativos materializados na primeira década do século XXcom a construção dos jardins-escola João de Deus. Apresenta-se a evolução da educação e da arquitectura inerentes a este tipo de ensino, e conduzem a investigação até à época de estudo, situada nesta primeira década do século XXI. Na segunda parte, analizam-se os parâmetros espaciais considerados caracterizadores destes epaços educativos - funcionalidade, circulação, escala, dimensões, flexibilidade, materialidade e iluminação natural.Aaplicação comparativa a três casos de estudo, contemporâneos, permitiu obter conclusões sobre a pertinência e adequabilidade destes factores na caracterização espacial dos jardins de infância. Conclui-se que o jardim de infância, enquanto tipologia arquitectónica, é caracterizado pela organização do programa funcional articulado por eixos organizadores, que separam os diferentes módulos programáticos por volumes, sendo o seu espaço materializado pela relação entre o interior e exterior e pela medida de luz que recebe o seu interior. Caracterizar o “espaço da infância” é por fim, compreender a sua função enquanto educador; Summary: The present dissertation, result of the investigation in the context of the português school architectures, in particular the typology of the Kindergarten of the twenty first century. In the first part, there are expressed the origins of childhood education and type of architecture that shelters the practice of it's teaching, in an international context and in portuguese reality. The Kindergarten has it's roots in the german kindergarten, founded in the end of the nineteenth century by the educationalist Friedrich Froebel, who nature. In the same period, in Portugal, the poet and educationalist João de Deus emphasized the importance of educating children in pre-school age, being his educative principles materialized in the first decade of the twentieth century with the construction of garden-schools João de Deus. There shows up the evolution of the education and of the architecture inherent to this kind of teaching, and leads the architecture inherent to this kind of teaching and of the investigation up to the period of study, situated in this first decade of the century. In the second part, the space guidelines are analysed, they are considered to be the characterizers of the educational spaces – functionality, circulation, scale, dimensions, flexibility, materiality and natural lighting. The comparative application to three cases of study, contemporary allowed to obtain conclusions on the relevance and adaptability of these factors in the space characterization of kindergartens. It is concluded that kindergartens, being an architectural typology, it is characterized by the organization of the functional program articulated by the organizing axles, that separate the different programmatic modules by volumes, being it's space materialized by the relationship between the inside and the outside and by the measure of light that is received by it's interior. To characterize the “space of childhood” is finally, understanding his educator.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11512
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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