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http://hdl.handle.net/10174/11504
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Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: avaliar para aprender |
Authors: | Ramos, Joana Cristina Guerreiro |
Advisors: | Godinho, Maria de Fátima Aresta |
Keywords: | Educação pré-escolar Avaliação formativa Aprendizagem Prática de Ensino Supervisionada Estágio Preschool education Assessment Formative assessment Learning Supervised teaching practice´s Internship |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório, elaborado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada I e II, em Creche e Jardim de Infância, visa compreender em que medida a avaliação formativa apoia e regula a ação educativa do educador de infância e perceber como este pode avaliar o desenvolvimento das crianças, tendo sempre em consideração o paradigma contextual da avaliação.
Para fundamentar estas questões foram utilizados diferentes instrumentos de avaliação: o Child Observation Record, referente ao modelo curricular High/Scope, o Perfil de Implementação do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna, alusivo ao modelo referido e as Metas de Aprendizagem, propostas pelo Ministério da Educação e Ciência.
Considerando a metodologia de investigação-ação, o paradigma contextual da avaliação e os instrumentos de avaliação atrás referidos procurei, não só dotar a minha ação educativa de intencionalidade e, consequentemente, de qualidade, como aprofundar os meus conhecimentos acerca desta temática; ### Abstract:
Supervised Teaching Practice’s in Preschool Education – Assess to learn
This report, conducted in the context of curricular units Supervised Teaching Practice’s I and II in daycare center and kindergarten, aims to understand how formative assessment supports and regulates the preschool teacher’s action and how he can assess children’s development, considering contextual assessment’s paradigm.
To justify this matters, were used different kinds of assessment instruments: Child Observation Record, from High/Scope’s curricular model, Movement of the Modern Portuguese School Implementation’s Profile, from Movement of the Modern Portuguese School curricular model and Apprenticeship Goals, proposed by Portuguese Ministry of Education and Science.
Considering research-action’s methodology, contextual assessment’s paradigm and the assessment’s instruments quoted above, I try to provide my educational action of intentionality and, therefore, of quality, but I also aim to learn more about the assessment issue. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11504 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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