|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/11337
|
Title: | Jogos: recurso didático nas aulas de matemática de 5ª série do ensino fundamental em escola pública na cidade de Breves/PA |
Authors: | Fonseca, Quésia Raquel da Silva |
Advisors: | Borralho, António Manuel |
Keywords: | Ensino fundamental Saberes matemáticos Prática docente Construção dos saberes Jogos Elementary education Mathematics knowledge Teacher practice Construction of knowledge Games |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | São notórias as dificuldades no ensino e aprendizagem de matemática nas escolas da rede
pública na Cidade de Breves/PA. Mesmo sabendo da importância dessa disciplina no
cotidiano, ela ainda é ensinada de forma alheia às reais necessidades do educando. Há uma
ênfase em se explicar a dificuldade de aprender matemática por uma ampla combinação de
fatores, mas as causas mais comuns são o desconhecimento dos pré-requisitos, uma
metodologia inadequada e, muitas vezes, o desinteresse e mesmo a aversão à disciplina, como
consequências das próprias dificuldades.
Este estudo tem, portanto, o objetivo de analisar se os jogos matemáticos têm expressão no
ensino e na aprendizagem dos alunos de 5ª série do ensino fundamental em escola pública na
cidade de Breves, fornecendo indicadores que poderão contribuir para a aprendizagem da
matemática a partir de experiências lúdicas e criativas, e com isso despertar o prazer de
ensinar e aprender a disciplina. Sabe-se que, quando a criança joga, além de estar aprendendo
a conviver e a respeitar seus colegas, ela desenvolve diversas habilidades matemáticas.
No contexto da investigação, procurou-se examinar a situação real da escola com relação ao
ensino e aprendizagem de matemática no respeitante ao uso de jogos como recurso didático
visando à melhoria desses processos no Ensino Fundamental. A pesquisa de campo mostra
que a busca por novas metodologias para o ensino de matemática torna-se necessário, pois
através de observação vivida cotidianamente, as dificuldades dos professores em desenvolver
o raciocínio lógico dos alunos através do ensino de matemática nas 5ª séries do Ensino
Fundamental são inúmeras; ### ABSTRACT
Games:
Didactic Resource in mathematics classes from 5th grade student at Public School in the
Town Breves/PA
Well-known are the difficulties in teaching and learning of mathematics in public schools in
the city of Breves/PA. Even though the importance of this discipline in daily life, it is still
taught in a manner alien to the real needs of the student. There is an emphasis on explaining
the difficulty of learning mathematics by a broad combination of factors, but the most
common causes are the lack of prerequisites, an inadequate methodology, and often the
indifference and even aversion to discipline, and consequences their own difficulties.
This study is therefore to analyze whether the mathematical games have expression in the
teaching and learning of students in grade 5 of primary education in public school in the town
of Breves, providing indicators that could contribute to the learning of mathematics from
playful and creative experiences, and thus awaken the pleasure of teaching and learning
discipline. It is known that when the child plays, and is learning to live together and respect
their peers, they develop various math skills.
In the context of research, we sought to examine the real situation of the school with respect
to teaching and learning of mathematics in relation to the use of games as a teaching resource
aimed at improving those processes in elementary school. The field research shows that the
search for new approaches to the teaching of mathematics becomes necessary, because by
observing experienced daily, the difficulties of teachers in developing logical thinking of
students through the teaching of mathematics in the fifth grade of elementary school are
numerous. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11337 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|