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http://hdl.handle.net/10174/11268
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Title: | A finalidade educativa das narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais |
Authors: | Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva |
Advisors: | Albuquerque, Maria de Fátima |
Keywords: | Escola Leitura Formação de leitores Narrativas infanto-juvenis |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Dada a importância da leitura na sociedade contemporânea e a urgência da formação de crianças e jovens leitores, que tenham o gosto pela leitura e que tenham adquirido, desde cedo, hábitos de leitura, pareceu-nos pertinente e actual estudar os textos literários, que estão à disposição dos mais novos e que foram criados a pensar neles, ou seja, os textos de literatura infanto-juvenil.
A literatura infanto-juvenil é sobretudo divulgada na escola e está presente na sala de aula, através dos documentos programáticos, designadamente de Língua Portuguesa, através dos manuais escolares e através dos livros que os próprios alunos trazem para dentro da escola e da sala de aula.
Assim, pensámos que seria relevante conhecer e compreender quais as propostas de leitura, que eram sugeridas às crianças, através da literatura infanto-juvenil, designadamente através das narrativas, tentando compreender que comportamentos, que paradigmas e que valores estas narrativas transmitem aos leitores mais novos e que, certamente, contribuem para a sua formação global.
Neste sentido, seleccionámos um coreus para estudo, constituído por narrativas infanto-juvenis portuguesas actuais, que foi analisado através de uma ficha de análise, construída tendo em conta uma grelha de análise previamente estabelecida. Era nosso propósito, ao definir uma grelha de análise e ao construir e aplicar uma ficha de análise ao corpus, do estudo, caracterizar estas narrativas, de modo a tentarmos estabelecer como através delas se procura promover a leitura entre os mais novos e se pretende formar crianças leitoras. De facto, ao longo do estudo percebemos que, deum modo geral, as preocupações com o acesso das crianças e dos jovens à leitura das narrativas são muito relevantes e são uma constante nestas narrativas. Por outro lado, tornou-se evidente que a generalidade destas narrativas apresenta claras preocupações formativas, por vezes moralistas, manifestando estas narrativas um forte potencial educativo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11268 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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