Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11142

Title: Percursos de desajustamento social e intervenções pelas artes expressivas
Authors: Barreiros, Mafalda Sofia Pinto
Advisors: Santos, Graça
Keywords: Artes expressivas
Prisão
Adolescentes
Adultos
Comportamentos desajustados
Expressive arts
Prison
Teens
Adults
Maladaptive behaviors
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Neste estudo pretende-se explorar as aplicações das diferentes modalidades artísticas em contextos institucionais que se destinam à reinserção de jovens e adultos cujos comportamentos adotados ao longo dos seus percursos foram reconhecidos como perigosos para a comunidade e tipificados, num enquadramento legal. Para tal, procedeu-se ao levantamento dos projetos realizados no país tendo-se chegado a um total de 11, dos quais se conseguiu chegar ao contacto com os coordenadores de nove. A recolha de dados realizou-se através de entrevista semiestruturadas e, posteriormente, a técnica adotada para tratamento da informação obtida foi a análise de conteúdo. Em síntese, os resultados emergentes deste estudo apontam para a ocorrência de transformações positivas decorrentes dos projetos, sendo estas aos mais variados níveis quer nos participantes quer nas instituições. Os dados apontam para uma maior consciencialização para a mudança, bem como para o desenvolvimento de competências sociais e relacionais que influenciam diretamente o ambiente institucional; Pathways of social outcasting and intervention trough expressive arts Abstract :This study is to explore applications of different artistic forms in institutional settings that are intended to rehabilitate young people and adults whose behaviors adopted along their routes were recognized as dangerous to the community and typed in a legal framework. To do this, we proceeded to the survey of projects in the country having been reached to a total of 11, of which managed to get into contact with the coordinators of nine. Data collection was carried out through semis structured interview and subsequently the technique adopted for the information obtained was content analysis. In summary, the emerging results of this study indicate the occurrence of positive changes resulting from the projects, which are at various levels both in participants in both institutions. The data indicate an increased awareness for change and for the development of social and relational skills that directly influence the institutional environment.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11142
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Percursos de desajustamento social e intervenções pelas artes expressivas.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois