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http://hdl.handle.net/10174/11140
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Title: | As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVII |
Authors: | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia |
Advisors: | Nery, Rui Vieira |
Keywords: | Obras de Manuel de Tavares Desenvolvimento da policoralidade Polifonia portuguesa Século xvii |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | "Sem resumo feito pelo autor"; Introdução - Depois da subida ao trono de Portugal de Filipe 11 em 1580, as relações musicais entre os dois países intensificaram-se naturalmente. [… ] O domínio espanhol coincide em Portugal com um período de depressão económica e cultural ocasionado, entre outros factores, pelo declínio do império ultramarino e pela aventura africana de D. Sebastião. Não é de estranhar por isso que muitos compositores portugueses da primeira metade do século XVII tivessem procurado obter emprego em Espanha. A história não foi caridosa para com eles, assim como não foi para com os escritores portugueses da mesma época que viveram em Espanha e escreveram em espanhol. A investigação espanhola pô-los de lado por serem portugueses e a investigação portuguesa esqueceu-os por serem exilados.
O presente trabalho pretende levar a cabo o levantamento e estudo da vida e da produção musical de Manuel de Tavares (c. 1585-1638), procurando tirar do esquecimento um grande compositor português que fez o seu percurso profissional em Espanha e que a Musicologia, como refere Manuel Carlos de Brito, quer portuguesa quer espanhola, até hoje tendeu a ignorar.
Nascido em Portalegre em Portugal, e tendo vivido em pleno período de monarquia dual de Portugal e Espanha, de finais do século XVI a princípios do XVII, Tavares fez a sua carreira como Mestre de Capela em várias Catedrais espanholas do continente e das ilhas Canárias. Para fazer o levantamento da sua vida, e da sua obra percorremos, deste modo, os arquivos das várias catedrais onde Manuel de Tavares exerceu a sua actividade, ou onde fomos sabendo que se encontravam
obras suas. Foi possível ter acesso ao inventários de todas estas Catedrais, menos
a de Múrcia, por o seu arquivo se encontrar em obras de restauro.
Após o levantamento das fontes da produção musical do compositor,
obtivemos um coreus constituído por vinte e oito composições, sendo vinte e sete
sacras e uma profana, das quais se procedeu à transcrição moderna, possibilitando
assim, a partir desta a investigação metódica das fontes primárias, para realizar a
edição do repertório e a sua posterior análise, no sentido de avaliar, sob o ponto de
vista técnico-musical, qual terá sido o posicionamento estético de Manuel de
Tavares na música do seu tempo. Em síntese, a recolha de material e o esforço
analítico próximo das fontes foram o grande objecto deste trabalho, ficando fora do
âmbito da tese a análise performativa, questão que não é somenos importante, mas
os documentos não revelam e portanto seria um estudo muito vasto e autónomo.
No primeiro capítulo, procurou-se tipificar o contexto histórico-cultural da
primeira metade do século XVII e as linhas de fundo da polifonia sacra ibérica do
mesmo período. Para isso teve-se em linha de conta as seguintes premissas: a
tradição do contraponto modal e a incorporação de novos idiomas musicais; e a
problemática da transição estilística entre a prática maneirista e a linguagem
pré-barroca.
O segundo capítulo é dedicado à informação biográfica disponível sobre
Manuel de Tavares, desde o seu período de formação, passando pelos vários
períodos da sua carreira profissional, como Mestre de Capela em várias catedrais
espanholas, até à sua morte. Para lá da consulta directa das fontes primárias
utilizou-se para o efeito as referencias ao compositor já feitas pela histografia
musicológica portuguesa, designadamente no que se refere às listas de obras de
Tavares constantes de fontes impressas anteriores, com destaque para o catálogo de D. João IV, e as composições que terão sobrevivido.
No capítulo terceiro tem lugar a descrição codicológica e a inventariação dos conteúdos das fontes musicais de Tavares nos vários arquivos catedralísticos onde foi possível encontrar obras suas.
No quarto capítulo procedeu-se a uma análise tanto quanto possível sistemática das várias vertentes do idioma polifónico da Manuel de Tavares. Teve-se em linha de conta parâmetros como a análise dos géneros musicais representados e seu enquadramento normativo; a estrutura macro-formal; o uso da modalidade; o plano cadenciai; a textura contrapontística; a prática de dissonância; o tratamento do material temático e motívico; a relação expressiva entre texto e música; e o percurso estilístico do compositor. Com este estudo analítico pretendeu-se obter esclarecimentos que melhor permitissem avaliar a linguagem pessoal do compositor, bem como o grau de assimilação das inovações estéticas da época. Em todos estes aspectos procurou-se tipificar as duas grandes categorias, em termos da textura contrapontística, em que se distribui a obra de Tavares: as composições para um só coro e as obras policorais. Esta tentativa de sistematização do material nem sempre resultou fácil dada a considerável heterogeneidade do repertório identificado, que abarca variadissimos géneros musicais, com dimensões e estruturas muito diferenciadas.
Finalmente, procedeu-se sempre que possível a uma análise comparativa, relacionando os aspectos fundamentais da música de Tavares com os das obras de alguns compositores seus coetâneos, quer portugueses quer espanhóis. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11140 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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