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Title: Contributos para uma Nova Didáctica da Resolução de Problemas: um estudo de orientação metacognitiva em aulas de física do ensino secundário
Authors: Neto, António J.
Advisors: Valente, Maria Odete
Keywords: Resolução de problemas
Metacognição
Aprendizagem construtivista
Conceitos ciêntificos
Didáctica da física
Didáctica das ciências
Issue Date: 1995
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: "Sem resumo feito pelo autor"; - Segundo afirmava John Dewey, o acto de pensar tem mais afinidades com o fenómeno químico da combustão provocada do que com o da combustão espontânea. Na origem do pensamento, está sempre uma "perplexidade, uma confusão ou uma dúvida", isto é, um problema. A resolução de problemas constitui, nesse sentido, uma oportunidade vital na promoção e no desenvolvimento de competências de pensamento. Oportunidade que, pensando em termos didácticos, implica a transposição dos habituais procedimentos em que o quantitativo, rotineiro e reprodutivo imperam, por outros em que o qualitativo, metacognitivo e produtivo se possam afirmar. Este trabalho refere-se a um estudo desenhado precisamente com o objectivo de investigar até que ponto é ou não possível derivar abordagens de sala de aula capazes de contribuir para que aquela transposição se efective. Configuram o trabalho duas vertentes diferenciadas mas indissociáveis: • Uma vertente de investigação teórica, visando a construção de um referencial conceptual sólido e coerente, susceptível de conferir alguma unidade e integração a um campo dessas qualidades tão carenciado como é o da resolução de problemas. • Uma vertente empírica destinada à validação no campo dos modelos consignados nesse referencial. Esta vertente foi desenvolvida no âmbito do programa de física (introdução à mecânica newtoniana) do 10.° ano de escolaridade, em duas escolas secundárias da cidade de Évora. Tendo por lema a procura de complementaridades entre paradigmas diversos da investigação educacional, recusando por isso antagonismos estéreis, o estudo procurou tirar partido da conjugação dialéctica entre procedimentos de pesquisa quantitativos e procedimentos qualitativos (essencialmente entrevistas e análises de conteúdo dos materiais escritos dos alunos). A dimensão quantitativa foi suportada por um desenho de tipo quase-experimental com grupo de controlo não equivalente. Estiveram envolvidas quatro turmas completas, duas numa escola (uma funcionando de grupo experimental e outra de controlo, ambas a cargo do i próprio investigador) e outras duas, ambas experimentais, na outra escola, cada uma delas a cargo do respectivo professor. A análise dos resultados obtidos parece apontar, genericamente, para uma clara superioridade dos grupos experimentais, sendo isso particularmente notório no que diz respeito ao reforço da competência cognitiva dos alunos na resolução de problemas de física, sobretudo de natureza quantitativa, e ao desenvolvimento de experiências metacognitivas e estados afectivos particularmente favoráveis a essas tarefas; existem, por outro lado, indícios substantivos, embora mais ténues, de alguma vantagem dos mesmos grupos na competência em importantes estratégias metacognitivas e na resolução de problemas de índole qualitativa. A hipótese de partida de que uma abordagem de resolução de problemas de física, de cunho e suporte metacognitivo, se poderia revelar uma forma apropriada de assegurar interacção sinergética entre conceitos científicos (conteúdos) e processos de pensamento, parece ter adquirido, desse modo, apoio considerável.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10992
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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