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http://hdl.handle.net/10174/10945
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Title: | Geologia - Guia do Professor - 12.º ano |
Authors: | Rebelo, Dorinda Andrade, António Bonito, Jorge Marques, Luis |
Editors: | República Democrática de Timor-Leste, Ministério da Educação |
Keywords: | Geologia Guia do Professor Timor-Leste Ensino Secundário |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste |
Citation: | Rebelo, D., Andrade, A., Bonito, J., & Marques, L. (2014b). Guia do Professor. Geologia. 12.º ano. Timor-Leste: Ministério da Educação da República Democrática de Timor-Leste. [ISBM 978-989-753-127-9] |
Abstract: | É hoje amplamente reconhecida a relevância do papel desempenhado pelo professor de ciências no processo
de ensino das temáticas científicas curriculares, tendo em vista a desejada aprendizagem dos alunos. Sem
retirar a centralidade que estes têm no contexto da sua própria aprendizagem, os professores terão de procurar
desenvolver competências didáticas que lhes permitam conceber, aplicar e avaliar estratégias capazes de
reunir as melhores condições para os seus alunos aprenderem. Para este processo, assumidamente complexo,
contribuem fontes diversas. Por exemplo, indicadores que resultam dos muitos estudos efetuados no âmbito da
didática das ciências são deveras importantes. Destacam-se aqueles que se relacionam com a problematização,
o trabalho prático, a história da ciência, a própria elaboração do conhecimento científico, a relação dos conceitos
curriculares com os contextos social e tecnológico. Um bom nível dos saberes construídos pelos professores
relativos aos temas curriculares a abordar é, igualmente, muito necessário. Um desempenho docente de
qualidade está, também, articulado com uma atitude de disponibilidade do professor, quer para refletir sobre a
sua própria experiência letiva, quer para a discutir e partilhar com outros colegas.
Compreende-se, assim, que tenha havido a preocupação em elaborar o Guia do Professor, especialmente dirigido
aos docentes responsáveis pela lecionação das temáticas de Geologia, do 12º ano. O documento, constituído por
duas partes, tem a finalidade de ajudar os professores, de preferência trabalhando em cooperação com outros
colegas, a pensar o desenvolvimento de estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alunos timorenses
do século XXI.
Na primeira parte, são fundamentadas as orientações metodológicas, as quais incluem referências à educação
para o desenvolvimento sustentável, algumas sugestões didáticas e observações relativas à avaliação das
aprendizagens. Pretende-se que os professores desenvolvam um quadro de referência, o qual será importante
para justificar algumas das decisões que terão de tomar na preparação das suas aulas e, depois, em situação de
ato de ensino na sala de aula.
Na segunda parte, são apresentados para cada uma das três Unidades Temáticas que integram o programa
de Geologia do 12º ano, mapas de conceitos, propostas de planificação, sugestões diversas, recursos e
recomendações de avaliação. Tudo isto visa proporcionar aos professores elementos que lhes permitam vir a
reunir um conjunto de condições necessárias a uma abordagem sustentada e atual do programa, em íntima
articulação com o manual, de modo que os alunos procedam a uma aprendizagem que conduza a uma cidadania
ativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10945 |
ISBN: | 978-989-753-127-9 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros
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