Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10940

Title: Imergir na investigação e experimentar a realidade
Authors: Boné, Maria
Bonito, Jorge
Editors: Coelho, Ana
Keywords: Educação em ciência
Ensino básico
Atividade experimental
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade do Algarve
Citation: Boné, M., & Bonito, J. (2014). Imergir na investigação e experimentar a realidade. In A. Coelho (org.), Livro de Resumos. XV encontro nacional de educação em ciências.Tendências atuais em educação em ciências (pp. 264). Faro: Universidade do Algarve. [ISBN 978-989-20-4826-0]
Abstract: Educação em ciência é preparar para uma vida satisfatória e plena, capacitada para mobilizar conhecimentos para intervir ativamente na resolução de problemas que afligem, quotidianamente, as sociedades atuais. A estimulação do entusiasmo e do interesse pela ciência por forma a promover a confiança e a competência com vista ao envolvimento em matérias científicas e técnicas são atributos que devem guarnecer um currículo de ciências. O projeto que desenvolvemos procurou dar resposta às atuais recomendações da Didática das Ciências relativamente ao ensino experimental, tendo como referência o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estimulando o pensamento e a execução de atividades práticas pelos alunos. Adotaram-se os temas estruturantes: plantas, sementes, germinação e crescimento; luz, sombras e imagens; transformações e mudanças de estado e fenómenos elétricos. O quadro de referência para o projeto é de natureza construtivista, com ênfase nas conceções alternativas dos alunos, no trabalho cooperativo, na orientação para a pesquisa e para o estudo autónomo e testagem das hipóteses, através da experimentação e da argumentação. O trabalho desenvolveu-se numa escola do distrito de Évora, envolvendo 39 crianças da educação pré-escolar e 71 aluno do 1.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos. As atividades experimentais foram avaliadas através de registos realizados pelos alunos, nomeadamente, desenhos criados pelas crianças e esquemas e narrações elaboradas pelos mais velhos. Foram aplicadas uma lista de verificação e uma escala com indicadores, para observação de desempenhos. Criaram-se flyers para divulgação das atividades junto dos pais e dos encarregados de educação, funcionando ainda como disseminação e partilha do conhecimento produzido nas diferentes sessões. Os alunos manifestaram gosto e empenho no desenvolvimento de atividades experimentais. A planificação, estruturação e orientação das sessões pareceram constituir o alicerce que efetivou o sucesso do trabalho desenvolvido. Os resultados apontam para uma alteração comportamental nos alunos envolvidos, ao exteriorizarem-se crescentes práticas reflexivas e argumentativas, no período em que decorreu o projeto.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10940
ISBN: 978-989-20-4826-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bone_Bonito_Ciencia.pdf17.98 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois