Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10822

Title: As simulações online como estratégia de ensino-aprendizagem nas aulas de Física e de Química
Authors: Rafael, Catarina Isabel Sanches
Advisors: Vicente, Henrique
Keywords: Simulações online
Aulas de Física e Química
Estratégias de ensino-aprendizagem
Online simulations
Physics and Chemistry classes
Teaching and learning strategies
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As simulações online constituem uma recente estratégia de ensino, podendo ser utilizadas como fonte de motivação dos alunos e, simultaneamente, como forma de estes alcançarem aprendizagens significativas. Com este trabalho pretende-se fazer uma pesquisa das simulações disponíveis na internet, selecionar as mais interessantes e pertinentes, face aos programas em vigor nas disciplinas de Ciências Físico-Químicas (3º ciclo do Ensino Básico) e de Física e Química A (Ensino Secundário). Pretendeu-se, igualmente, aferir a influência que uma abordagem recorrendo a simulações online teria na aprendizagem dos alunos, face às estratégias tradicionais de ensino. Esta investigação envolveu duas turmas do 10º ano e duas do 11º ano, sendo que numa das turmas do 10º ano e do 11º ano os conteúdos foram lecionados com o recurso às simulações. Nas outras duas turmas, de controlo, foram lecionados os mesmos conteúdos recorrendo-se às metodologias tradicionais; ### ABSTRACT: Online simulations are a recent teaching strategy and can be an important source for motivating students and a way of achieving meaningful learning. The purpose of this essay is to perform a research of the several simulations available on the internet and select the most interesting and relevant, taking into consideration the current scientific programs in the disciplines of Physical-Chemical Sciences (basic education) and Physics and Chemistry (secondary education). Additionally, it also aims to assess the influence that an approach using online simulations may have on student learning. This research involved two classes of 10th grade and two classes of 11th grade. In one of the 10th grade classes and one of the 11th grade classes simulations were used in order to teach a scientific content of the applicable learning programs. In the two remaining classes, for control purposes, traditional methodologies were used in the teaching of the same subjects.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10822
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado Catarina Rafael.pdf1.32 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois