Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10818

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: trabalho por projetos na educação de infância
Authors: Fonseca, Isabel Patrícia Brito
Advisors: Folque, Maria Assunção
Keywords: Educação pré-escolar
Projetos
Investigação-ação
Participação ativa
Aprendizagem
Educacion infantil
Proyectos
Investigación-acción
Participación activa
Aprendizaje
Preschool education
Projects
Action research
Active participation
Learning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e visa dar ênfase à metodologia de trabalho por projetos. Este trabalho foi suportado pela dimensão investigação-ação, onde o adulto observa e interage com as crianças no seu ambiente, melhorando-o de acordo com os interesses e as necessidades das mesmas. Neste sentido, construiu-se uma componente teórica que permite dar a compreender ao leitor em que se baseia a abordagem por projetos, quais as suas origens e a sua importância no ensino. Ao nível da intervenção, esta metodologia contribuiu para o enriquecimento do ensino no contexto e para a formação da mestranda. O relatório promove o esclarecimento do processo, interligando a componente teórica com uma mais interventiva no campo de investigação. Os resultados que emergiram do presente trabalho visam que a metodologia de trabalho por projetos promove a participação ativa da criança no seu processo de aprendizagem; Resumen: Este informe corresponde a la práctica docente supervisada en Educación Infantil, y pretende hacer hincapié en la metodología de trabajo por proyectos. Este trabajo fue apoyado por la investigación-acción, donde el adulto observa e interactúa con los niños en su medio ambiente, lo mejora de acuerdo con los intereses y necesidades de los mismos. Por lo tanto, hemos construido un componente teórico que permita al lector comprender de que se trata la metodología, quales son sus orígenes y su importancia en la educación. En la intervención, esta metodología contribuye al enriquecimiento de la enseñanza en el contexto y en la formación de la maestría. El informe promueve la clarificación del proceso, que une el teórico con una parte más intervencionista en el campo de investigación. Los resultados que surgieron de este estudio, han sido que la metodologia por proyecto promueve la participación activa del niño en el proceso de aprendizaje; ### Abstract: This report falls under the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, and aims to emphasize the methodology by work projects. This work was supported by the action research, where the adult observes and interacts with the children in their environment, improving it according to their interests and needs. Therefore, we constructed a theoretical component that allows the reader to understand the work based in projects, its origins and importance in education. At the level of intervention, the methodology contributed to the enrichment of teaching in context and to the formation of the master's degree. In this sense, the report promotes the clarification process, linking the theoretical with a more interventionist approach in the field of research. The results that emerged from this study are that the methodology of project work promotes the child's active participation in the learning process.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10818
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Isabel Fonseca.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois