|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10755
|
Title: | Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
Authors: | Charuto, Tânia Sofia Leitão |
Advisors: | Folque, Tânia Sofia Leitão |
Keywords: | Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar aprendizagem criança projetos saber profissional competências investigação reflexão prática pedagógica |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente trabalho insere-se no âmbito do relatório de estágio da Prática de
Ensino Supervisionada, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar.
Com este procurou-se compreender a melhor metodologia de trabalho nos contextos de
Creche e de Jardim de Infância para estruturar a aprendizagem da criança.
A fundamentação teórica do relatório é baseada na aprendizagem da criança
como ser construtor do seu próprio saber contextualizando-a no construtivismo de
saberes em cooperação com modelos curriculares para a educação.
O profissional deve desenvolver e integrar progressivamente a dimensão cívica e
formativa das suas ações, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe
estão associadas e desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente
sobre, e para a ação educativa, numa perspetiva de intervenção, de co-construção de
conhecimento e de transformação de contextos. Estes serão os objetivos fundamentais
para a intervenção e serão o suporte da prática pedagógica.
; #### Abstract
This work falls within the report stage of Supervised Teaching Practice for the
acquisition of the master's degree in Preschool Education. With this we tried to
understand the best methods of work (project methodology and systematic education) in
the contexts of Nursery and Kindergarten in order to structure the child's learning.
The Theoretical basis of this report is based on way the child's learning how to
build his own knowledge contextualizing it in the constructivism of knowledge in
cooperation with curriculum models for education.
The professional must develop and progressively integrate the civic dimension
of their actions and training, with the inherent ethical and professional conduct
associated with it and develop research skills and ongoing reflection on, and
educational activities in a perspective of intervention, co-construction of knowledge
and transformation of contexts. These are the key goals for intervention and will
support the teaching practice.
Keywords: Supervised Teaching Practice, Preschool Education, learning, child,
projects, knowledge, professional, skills, research, reflection, pedagogical practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10755 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|