Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10717
|
Title: | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: promover o desenvolvimento da linguagem e comunicação desde o nascimento |
Authors: | Canelas, Nina Andreia Salvadinha |
Advisors: | Folque, Maria Assunção |
Keywords: | Desenvolvimento Linguagem Comunicação Investigação-ação Experiências Interesses |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de
prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre, em
educação pré-escolar.
O trabalho foi desenvolvido no berçário com crianças entre os quatro e 12 meses de
idade e no jardim-de-infância com crianças dos quatro anos.
Este trabalho procurou compreender de que modo o espaço e os materiais, assim como
determinados parâmetros do perfil de implementação do MEM, podem influenciar a
promoção no desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Neste sentido,
construímos um quadro teórico em que procurámos aprofundar saberes ao nível da
aquisição e desenvolvimento da linguagem e a importância que tem o ato comunicativo.
Foi sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de
instrumentos de análise para responder às problemáticas delineadas.
Através dos interesses das crianças foi possível promover uma grande aproximação e
consequentemente intervir no desenvolvimento da linguagem e da comunicação; ### ABSTRACT:
This internship report was developed within the course of Teaching practice support
seminar, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education.
The work was developed in the nursery with children aged between four and 12 months
of age and in kindergarten, children from infancy to four years.
This study sought to understand how the space and materials, as well as certain profile
parameters for implementation of the MEM, can influence the promotion of language
development and communication. In this sense, we build a theoretical framework in
which we sought to deepen the level of knowledge acquisition and development of
language and the importance of the communicative act. Was sustained in actionresearch
methodology, thus leading to the use of analytical tools to respond to the
problems outlined. Through children's interests was possible to have a great approach
and consequently intervene in the development of language and communication. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10717 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|