Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10673

Title: Aprendizagem e Desenvolvimento do Professor em Contexto de Trabalho: o caso de Ana e da sua narrativa de vida profissional
Authors: Leal da Costa, Conceição
Biscaia, Constança
Keywords: Investigação Narrativa; Professores; Formação; Desenvolvimento Profissional; Aprendizagem; Contextos de Trabalho
Issue Date: Mar-2013
Publisher: Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE) - Universidade do Minho; Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS); Associación de Sociologia de la Educación (ASE) - Espanha
Abstract: Esta investigação narrativa inscreve-se numa tese de doutoramento ainda em curso. O objetivo principal foi conhecer configurações contextuais que potenciaram ou inibiram o desenvolvimento profissional, num tempo de mudança curricular, de cada um de oito professores do Ensino Básico e Secundário de diferentes escolas de Évora. As histórias permitiram perceber que as respetivas narrativas, escritas propositadamente para este estudo, correspondiam a muito mais do que a sua história de vida profissional. O que cada professor contou de si, dos colegas, dos ambientes de trabalho e aprendizagem em que viveu e a forma e a clareza com que o fez mereceram especial atenção e justificação metodológica. O mesmo se pode dizer para cada uma das opções processuais, suportadas pela Grounded Theory e adotadas na análise de conteúdo das narrativas. Conhecer histórias singulares, tem-se revelado um complexo, mas aliciante, processo de (re)construção de saberes. “Ana” foi uma das colaboradoras, cujo nome fictício foi o utilizado nesta investigação. Como os colegas, ela contribuiu para a identificação de dimensões contextuais no seu trabalho, permitindo à investigadora, compreender aspetos que potenciaram ou inibiram aprendizagens. Cada docente foi assumido como um caso único e singular, desde a forma como os "dados" se apresentaram para a análise, até ao conhecimento que permitiu produzir. Neste artigo partilhamos as principais dimensões que envolveram o estudo da narrativa profissional de “Ana”. Na sua história, formação, aprendizagem e desenvolvimento são conceitos que parecem esbater as fronteiras, em ambientes onde as lideranças, a colaboração e a conversa se revelaram recursos positivos para o desenvolvimento profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10673
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - III Encontro de Sociologia da Educação Braga 2013.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois