Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10436

Title: Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem
Authors: Morais, José
Leite, Isabel
Kolinsky, Régine
Editors: Maluf, Regina
Cardoso-Martins, Claudia
Keywords: Leitura
Aprendizagem da leitura
Escrita
Issue Date: 2013
Publisher: Penso
Citation: Morais, J., Leite, I., & Kolinsky, R. (2013). Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem. In Maria Regina Maluf & Claudia Cardoso-Martins (Eds.), Alfabetização no Século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Brasil: Penso Editora.
Abstract: O presente capítulo aborda o processo de aprendizagem da leitura. A leitura é uma forma específica de processamento da informação, e a aprendizagem da leitura é, portanto, a aprendizagem desses processos. Numa definição mais aprofundada, ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. Quando se trata de um texto, o objectivo da leitura é poder apreender o seu sentido. Para alcançar esse objectivo o leitor aprendiz percorre um longo caminho durante o qual adquire o conhecimento e exercita as habilidades que lhe permitiram ler com a desejada fluência; a fluência necessária à compreensão do texto escrito. O processo de aprendizagem da leitura implica o recrutamento de regiões e redes corticais para a nova função, a percepção de letras e a identificação das palavras escritas, e é influenciado por variáveis socioculturais. Discutem-se as implicações das mais recentes descobertas científicas no domínio da psicologia cognitiva e das neurociências cognitivas para o ensino da leitura e para a reeducação daqueles que exibem dificuldades específicas na sua aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10436
ISBN: 978-85-65848-70-1
Type: bookPart
Appears in Collections:PSI - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Alfabetização no Séc XXI_2014.PDF2.39 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois