Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10435

Title: (In)Sustentabilidade Financeira dos Sistemas Públicos de Segurança Social em Portugal: Previsões de Longo Prazo e Arquitectura de um novo Contrato Social entre Gerações
Authors: Bravo, Jorge
Editors: Ribeiro Mendes, Fernando
Corrêa de Aguiar, Maria Margarida
Lucena, Diogo
Soares da Fonseca, José
Corte Rela, Pedro
Keywords: Segurança Social
Sistemas pensões
sustentabilidade
Issue Date: May-2013
Publisher: Revista Economia e Segurança Social
Citation: Bravo, J. M. (2013). (In)Sustentabilidade Financeira dos Sistemas Públicos de Segurança Social em Portugal: Previsões de Longo Prazo e Arquitectura de um novo Contrato Social entre Gerações. Revista Economia e Segurança Social. N.4, Diário de Bordo Editores, Maio 2013, pp. 34-41.
Abstract: O sistema público de segurança social em Portugal (em particular o sistema de pensões) assenta genericamente numa lógica de financiamento em repartição contemporânea, no âmbito da qual é estabelecido em cada momento um contrato social implícito entre pelo menos três gerações: uma geração activa que financia as pensões e outras prestações da geração inactiva e reformada, na expectativa de ver no futuro as suas pensões financiadas pela geração que a antecede. A sustentabilidade económica e financeira de um sistema com estas características depende de um conjunto de condicionantes económicas (crescimento económico, desemprego estrutural, produtividade do trabalho, novas formas de contratação, etc.), demográficas (aumento da longevidade, redução da fecundidade, movimentos migratórios, permanência no mercado de trabalho, etc.), fiscais (carga fiscal, composição do esforço fiscal, incentivos à declaração de rendimentos do trabalho e outros, neutralidade económica do sistema, etc.) políticas (visão de curto prazo, descontinuidade das políticas, desconfiança em relação ao Estado, miopia geracional, etc.) e sociológicas (cultura previdencial, literacia financeira, desconfiança em relação aos mercados financeiros, mito da gratuitidade do sistema, etc.) entre outras. Com o intuito de promover na sociedade portuguesa uma reflexão aprofundada sobre a situação actual e futura dos sistemas públicos de Segurança Social em Portugal (Sistema de Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações), publicamos neste artigo uma síntese das principais conclusões de dois estudos onde se avalia, por um lado, a sustentabilidade financeira de longo prazo dos sistemas no horizonte temporal 2011-2060 e, por outro, se apresentam um conjunto coerente de propostas que consubstanciam uma reforma de fundo nos fundamentos do contrato social entre gerações com vista à criação de condições para a sua adequação, segurança e sustentabilidade no longo prazo.
URI: http://www.economiaesegurancasocial.pt/livraria/ficha.php?sku=rev04
http://hdl.handle.net/10174/10435
Type: article
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Artigo_RESS_N4_2013.pdf10.3 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois