Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10152

Title: " Competências para Comunicar na Vivência da Morte de um Paciente"
Authors: Alminhas, Sílvia
Nunes, Paula
Editors: Castro, Mónica
Keywords: Atitudes de Enfermagem
Morte
Comunicação
Família
Issue Date: Jul-2013
Publisher: Revista Onco.news: Investigação e Informação em Enfermagem Oncológica - Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa
Citation: ALMINHAS Sílvia & NUNES Paula (2013).”COMPETÊNCIAS PARA COMUNICAR NA VIVÊNCIA DA MORTE DE UM PACIENTE”. Revista Onco.News: Investigação e Informação em Enfermagem Oncológica – Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa; Ano VI, nº 23; Março - Junho, pag. 35-43. ISSN:1646-7868.
Abstract: O presente artigo centra-se na temática das necessidades da família/cuidador face à comunicação da morte, dando relevância às competências/atitudes do enfermeiro nessa comunicação e como influenciam no superar da perda e a vivência do luto saudável. Objectivo: Através da realização deste trabalho, propomo-nos a identificar as necessidades sentidas pela família/cuidador face à notícia da morte e compreender de que forma a comunicação pode ser uma estratégia no superar da perda e na vivência de luto saudável. Metodologia: Para a sua elaboração, foi utilizada a metodologia PI[C]OD e seleccionados 6 artigos de investigação, de uma amostra inicial de 79, obtidos da base de dados Cinahl. Resultados: Foram inúmeras as necessidades identificadas pelas famílias/cuidador face à morte, destacando-se entre estas a necessidade de uma abordagem comunicacional cuidada, a ambivalência de sentimentos e do respeito para com o seu familiar. A forma como se comunica foi considerada tão importante para a vivência do processo de luto, já que, uma comunicação aberta e clara tendo em conta a análise dos receptores dessa comunicação, facilita o modo como os membros da família/cuidador vivem o seu luto e a perda. Conclusões: As principais conclusões obtidas através da realização deste artigo revelam que a perda, a sua perspectiva e o processo de luto afectam o sistema familiar, levando à sua reorganização e redistribuição de papéis. É função do enfermeiro identificar as necessidades afectadas da família para proporcionar melhor acompanhamento e apoio, de modo a que esta possa superar a perda e viver o luto de forma saudável, respeitando sempre seus costumes e crenças religiosas. Neste sentido, os enfermeiros deveriam desenvolver e aprofundar as suas competências comunicacionais (formação), de forma a responder às necessidades das famílias/cuidador, numa perspectiva de unicidade e multiculturalidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10152
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Título.pdf157.76 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois