Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34053
|
Title: | A pós-graduação no contexto da crise pandêmica: reflexões sobre o ensino remoto emergencial realizado em um programa de pós-graduação localizado no Norte do paraná |
Authors: | Favinha, Marília Santos, Adriana Tiroli, Luiz |
Keywords: | ensino remoto emergencial pandemia pós-graduação stricto sensu |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Revista Educação em debate |
Abstract: | O artigo tem como objetivo compreender as implicações do ensino remoto emergencial na formação dos estudantes dos cursos de mestrado e doutorado de um
programa de pós-graduação em educação localizado no norte do Paraná. Desse
modo, os discentes matriculados nos cursos manifestaram-se por meio dos questionários aplicados que são favoráveis ao ensino remoto emergencial em decorrência da covid-19. No entanto, foi imprescindível identificar também que os discentes apontam que o ensino remoto emergencial não possibilita interação entre
os sujeitos envolvidos, influenciando dessa maneira a formação e o desenvolvimento das pesquisas. Fica evidente que a interação social é fundante na formação
do pesquisador. O método de análise de dados adotado está embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa. Como técnica de pesquisa, desenvolvemos
um estudo bibliográfico utilizando estudos de alguns autores, dentre eles Cordeiro
(2020), Charczuk (2020), Hodges et al. (2020), Morais Neto et al. (2020), e coleta de
dados referente à formulário on-line aplicado a estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em educação de um programa de pós-graduação localizado no
norte do Paraná. Ao final do estudo, consideramos que é impossível não constatar
o impacto negativo causado pela pandemia, principalmente em relação à dor pelos
milhares de vidas perdidas |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34053 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|