Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32431
|
Title: | Inteligência emocional e gestão de conflito na interação pedagógica |
Authors: | Valente, Sabina Lourenço, Abílio A. |
Keywords: | Inteligência emocional Gestão de conflitos Interação pedagógica |
Issue Date: | Apr-2022 |
Publisher: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citation: | Valente, S., & Lourenço, A. A. (2022). Inteligência emocional e gestão de conflito na interação pedagógica. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 181-192. |
Abstract: | Vários estudos mostram a relação entre as capacidades da inteligência emocional e a gestão
de conflito nas relações pessoais. No entanto, são escassos os que investigam estes
constructos na interação professor-aluno. Para colmatar esta lacuna, este estudo teve por
objetivo investigar como as capacidades da inteligência emocional do professor influenciam
as estratégias usadas para gerir o conflito na aula. Entende-se por estratégias de gestão de
conflito os tipos de comportamentos que se adotam para gerir o conflito. A amostra incluiu
431 professores, de escolas públicas portuguesas. Foram aplicados o Questionário de
Inteligência Emocional do Professor, e o Rahim Organizational Conflict Inventory II -
Portuguese Version in School Context. Usando a técnica de modelação de equações
estruturais, os resultados mostraram que os professores que tendem a pontuar mais alto
nas capacidades emocionais da inteligência emocional usam mais estratégias de integração
e de compromisso para gerir o conflito. Os resultados sugerem que as capacidades
emocionais do professor são promotoras do uso de estratégias mais adequadas à gestão
de conflitos, em contexto de aula. Em conclusão, o desenvolvimento das capacidades de
inteligência emocional dos professores é uma prioridade, dado o seu papel interativo antes
e durante o conflito. Neste sentido, defende-se um modelo educativo que dê prioridade às
capacidades emocionais na formação inicial de professores, e que promova programas de
intervenção que desenvolvam essas capacidades nos professores em serviço, como recurso
primordial à gestão de conflitos na relação pedagógica. |
URI: | https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/30878/xvigp-8900.pdf?sequence=1 http://hdl.handle.net/10174/32431 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|