|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31293
|
Title: | Conceções e Abordagens à Aprendizagem – Contributos da sua relação para a Qualidade do Processo de Aprendizagem |
Authors: | Chaleta, E. Quaresma, P. Rato, L. Leal, F. Salgado, A. Saraiva, M. |
Editors: | Pires, António Saraiva, Margarida Rosa, Àlvaro |
Keywords: | Abordagens Conceções Ensino Superior Qualidade da aprendizagem |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | TMQ – TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY |
Citation: | Chaleta, E., Quaresma, P., Rato, L., Leal, F., Salgado, A., & Saraiva, M. (2020). Conceções e Abordagens à Aprendizagem – Contributos da sua relação para a Qualidade do Processo de Aprendizagem. TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 11, 21-36. ISSN 2183-0940 |
Abstract: | Neste trabalho analisamos as conceções sobre o que é aprender e as abordagens à
aprendizagem de 410 estudantes que frequentam o 1º e o 3º ano de cursos de
Ciências Socias e de Ciências e Tecnologia, recorrendo a dois instrumentos
adaptados para a população estudantil portuguesa (COLIp e ASIr). Para além da
identificação do tipo de conceções e abordagens adotadas por estes estudantes e da
análise das diferenças existentes tendo em conta o ano de frequência, a área de
estudo, o género e o sucesso académico, averiguou-se a relação existente entre
conceções e abordagens. Os principais resultados indicam predominância de
conceções e abordagens profundas sendo tendencialmente mais profundas nos
estudantes do 3º ano e nos estudantes que frequentam cursos de Ciências Sociais na
conceção de mudar como pessoa. Em conformidade com a literatura encontramos
também correlações positivas entre as conceções e as abordagens.
Este texto resulta do Projeto PTDC/CED-EDG/29252/2017 financiado pela FCT –
Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31293 |
ISSN: | 2183-0940 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|