Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31293

Title: Conceções e Abordagens à Aprendizagem – Contributos da sua relação para a Qualidade do Processo de Aprendizagem
Authors: Chaleta, E.
Quaresma, P.
Rato, L.
Leal, F.
Salgado, A.
Saraiva, M.
Editors: Pires, António
Saraiva, Margarida
Rosa, Àlvaro
Keywords: Abordagens
Conceções
Ensino Superior
Qualidade da aprendizagem
Issue Date: 2020
Publisher: TMQ – TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY
Citation: Chaleta, E., Quaresma, P., Rato, L., Leal, F., Salgado, A., & Saraiva, M. (2020). Conceções e Abordagens à Aprendizagem – Contributos da sua relação para a Qualidade do Processo de Aprendizagem. TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, 11, 21-36. ISSN 2183-0940
Abstract: Neste trabalho analisamos as conceções sobre o que é aprender e as abordagens à aprendizagem de 410 estudantes que frequentam o 1º e o 3º ano de cursos de Ciências Socias e de Ciências e Tecnologia, recorrendo a dois instrumentos adaptados para a população estudantil portuguesa (COLIp e ASIr). Para além da identificação do tipo de conceções e abordagens adotadas por estes estudantes e da análise das diferenças existentes tendo em conta o ano de frequência, a área de estudo, o género e o sucesso académico, averiguou-se a relação existente entre conceções e abordagens. Os principais resultados indicam predominância de conceções e abordagens profundas sendo tendencialmente mais profundas nos estudantes do 3º ano e nos estudantes que frequentam cursos de Ciências Sociais na conceção de mudar como pessoa. Em conformidade com a literatura encontramos também correlações positivas entre as conceções e as abordagens. Este texto resulta do Projeto PTDC/CED-EDG/29252/2017 financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31293
ISSN: 2183-0940
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TMQ 2020_Concepçoes ARTIGO.pdf8.66 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois