Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30629

Title: Oralidade, leitura e escrita: Uma relação desigual na escola.
Authors: Balça, Ângela
Keywords: Oralidade
Leitura
Escola
Escrita
Issue Date: 2021
Publisher: Poiésis
Citation: Balça, A. (2021). Oralidade, leitura e escrita: Uma relação desigual na escola. Poiésis, 15(27). 19-31. [ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202119-31]
Abstract: Neste artigo pretendemos refletir sobre a relação, na escola, entre distintos domínios da língua materna: oralidade, leitura e escrita. A relação entre estes três domínios privilegia o entendimento de que a oralidade estaria apenas ao serviço da aprendizagem da leitura e da escrita, relegando-se, para um segundo plano, o ensino e a aprendizagem destas competências do modo oral. Tendo como base os documentos curriculares oficiais portugueses e a literatura produzida sobre esta questão, os nossos objetivos, para este artigo, são compreender como os domínios da oralidade, da leitura e da escrita se articulam naqueles documentos e refletir sobre a necessidade e a urgência de se compreender que o ensino e a aprendizagem da oralidade carece de espaço, tempo e trabalho planificado, objetivo e eficaz, para que se promova o seu desenvolvimento nas crianças.
URI: http://hdl.handle.net/10174/30629
ISSN: 2179-2534
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Poiésis_Oralidade.pdf833.23 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois