Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30629
|
Title: | Oralidade, leitura e escrita: Uma relação desigual na escola. |
Authors: | Balça, Ângela |
Keywords: | Oralidade Leitura Escola Escrita |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Poiésis |
Citation: | Balça, A. (2021). Oralidade, leitura e escrita: Uma relação desigual na escola. Poiésis, 15(27). 19-31.
[ISNN 2179-2534/ DOI https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202119-31] |
Abstract: | Neste artigo pretendemos refletir sobre a relação, na escola, entre distintos domínios da língua materna: oralidade, leitura e escrita. A relação entre estes três domínios privilegia o entendimento de que a oralidade estaria apenas ao serviço da aprendizagem da leitura e da escrita, relegando-se, para um segundo plano, o ensino e a aprendizagem destas competências do modo oral. Tendo como base os documentos curriculares oficiais portugueses e a literatura produzida sobre esta questão, os nossos objetivos, para este artigo, são compreender como os domínios da oralidade, da leitura e da escrita se articulam naqueles documentos e refletir sobre a necessidade e a urgência de se compreender que o ensino e a aprendizagem da oralidade carece de espaço, tempo e trabalho planificado, objetivo e eficaz, para que se promova o seu desenvolvimento nas crianças. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30629 |
ISSN: | 2179-2534 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|