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http://hdl.handle.net/10174/11532
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Title: | Relatório da prática de ensino supervisionada relativo ao ano de 2010/2011 no Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém EB Frei André da Veiga: ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol nos ensinos básico e secundário |
Authors: | Bernardino, Rosa Maria Fernandes |
Advisors: | Mira, António Ricardo |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O papel da escola tem sofrido algumas alterações não só a nível organizacional, mas também a nível das práticas de ensino.
Neste trabalho, tentamos explicar as razões dessas mudanças, abordando algumas das teorias da aprendizagem em que os responsáveis pelo ensino se têm baseado para realizar as mesmas.
Pretendemos dar uma perspectiva do ensino que actualmente se faz através dos documentos legais que o regem, nomeadamente no que diz respeito ao ensino das línguas e mais especificamente o do espanhol.
Apresentamos uma reflexão acerca da maneira como, enquanto professor de Espanhol, ensinamos esta língua aos nossos alunos, como participamos na vida da nossa escola e como vamos desenvolvendo e actualizando os nossos conhecimentos profissionais. Esta reflexão tem por base a metodologia utilizada na prática pedagógica e como a podemos enquadrar no ensino preconizado nos documentos que regem o ensino do Espanhol.
Cremos também que o ensino, a formação de professores e a investigação pedagógica são actividades que se interrelacionam e podem ser implementadas de forma mais integrada do que normalmente acontece; ### Abstract:
School’s role has been changed concerning not only to the (school) organization itself but also to the teaching practice.
With this work, we intend to know and to understand what were these changes and we’ll try to explain the reasons why they happened by focus on some learning theories which those who are responsible for education support in order to justify them.
We want to give a real perspective of teaching nowadays through legal documents that rule it, namely concerning to Spanish learning and teaching.
We present a reflexive work about the way we, as Spanish teachers, teach Spanish to our students, how we participate in school’s life and how we develop ourselves and increase our professional knowledge. This (reflexive) work is based on the same methodology we use during the pedagogical (teaching) practice and how we can frame teaching process as it is described in the legal documents of Spanish teaching.
There is also a shared assumption that teaching, teacher development and pedagogical research are interrelated activities that can be carried out in a more integrated way than is usually the case. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/11532 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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