Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/39771

Title: Comunicação Matemática e Práticas Letivas de Professores
Authors: Araujo, Angélica
Borralho, António
Editors: Lucena, Isabel
Borralho, António
Keywords: Comunicação matemática
Prática letivas
formação de professores
Issue Date: 2023
Publisher: LF Editorial
Citation: Araujo, A. & Borralho, A. (2023). Comunicação Matemática e Práticas Letivas de Professores. In I. Lucena & A. Borralho (Org), Ensino, Avaliação e Aprendizagem da Matemática: Da Sala de Aula à Formação Docente (pp. 13-26). LF Editorial
Abstract: Entendemos que “o processo de gerar conhecimento como ação é enriquecido pelo intercâmbio com outros, imersos no mesmo processo, por meio do que chamamos comunicação”, como nos diz D’Ambrosio (2014, p. 21-22). A sua perspectiva de comunicação deixa clara para nós a importância da comunicação no desenvolvimento das aulas, inclusive as de matemática, como maneira de construir significados de forma coletiva entre professor e alunos. A comunicação da qual tratamos nesta pesquisa é a comunicação verbal, aquela que acontece nas aulas de matemática, baseada em interações entre professores e alunos, capazes de promover uma reflexão que ajude na construção de conceitos matemáticos. Com o objetivo de fazer uma discussão teórica sobre a comunicação matemática e como ela se relaciona com as práticas letivas de professores, escolhemos a revisão de literatura como procedimento metodológico. A revisão de literatura ou pesquisa bibliográfica “é elaborada com base em material já publicado” (GIL, 2010, p. 29). De acordo com Creswell (2010), existem alguns propósitos na revisão de literatura, como compartilhar os resultados de estudos semelhantes ao que se deseja realizar e preencher lacunas sobre um estudo ampliando estudos anteriores.Assim, este artigo está organizado em três partes, além das referências. Nesta primeira encontram-se algumas questões introdutórias. Na segunda, fazemos uma apresentação do tema comunicação matemática seguido de uma discussão sobre os modos de comunicação, as práticas letivas de professores, os tipos de questões e os níveis de comunicação. Na terceira abordamos alguns aspectos relacionados à comunicação oral, aos elementos que estão presentes na comunicação oral e aos aspectos relacionados à comunicação nas aulas de matemática. Na terceira parte, levantamos algumas considerações a respeito da discussão realizada sobre os conceitos abordados
URI: https://www.martinsfontespaulista.com.br/ensino--avaliacao-e-aprendizagem-da-matematica--da-sala-de-aula-a-formacao-docente-1107465/p?srsltid=AfmBOoosQlf5VF-gJFvxu3-JzaHiHARE_C0RPdO23BDu8q9PwHkmx3Aw
http://hdl.handle.net/10174/39771
ISBN: 978-65-5563-379-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capitulo1_Araujo e Borralho.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois