Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9992

Title: Validade estrutural do questionário de atitudes face à escola: Estudos com alunos do ensino básico português.
Authors: Candeias, A. A.
Rebelo, N.
Varelas, D.
Diniz, A. M.
Keywords: Questionário de Atitudes face à Escola
Análise Fatorial confirmatória
Validade Convergente
Validade Discriminante
Fiabilidade
Issue Date: 2013
Citation: Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Julho). Validade estrutural do questionário de atitudes face à escola: Estudos com alunos do ensino básico português. In A. A. Candeias (Coord.), Assessment of socio-emotional and academic competences: Development and validation studies with children and youth from Portuguese Elementary Education. Simpósio conduzido no I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa.
Abstract: Enquadramento Conceptual: As atitudes face à escola constituem um constructo crucial para entender o rendimento escolar dos alunos, uma vez que determinam, em parte, o modo como os alunos participam nas actividades escolares e se relacionam com os outros nas diferentes situações que vivenciam. Objetivos: Neste estudo propomos ampliar o âmbito de aplicação do QAFE – Questionário de Atitudes Face à Escola a todo o Ensino Básico, procedendo-se para tal à sua adaptação e estudo psicométrico para o grupo-alvo. Metodologia: Este estudo incidiu sobre uma amostra de 1457 crianças e jovens (Mdn = 11 anos) dos três ciclos (primeiro ciclo = 28.8 %; segundo = 34.7%) do Ensino Básico Português (52.4% raparigas), a quem foi aplicado o QAFE. Este questionário compreende 24 itens (respostas de tipo Likert de 4-pontos) distribuídos por três fatores: Atitude face à Aprendizagem, Auto-perceção de Competência e Auto-perceção de Motivação. Tendo em vista o estudo da estrutura latente do QAFE, recorreu-se à análise fatorial confirmatória, através do LISREL 8. Analisou-se a validade estrutural do instrumento, ou seja, a validade fatorial, a validade convergente e discriminante e também a fiabilidade. Resultados: Verificámos que a estrutura fatorial do QAFE se alterou face à do instrumento original, ficando com uma estrutura unidimensional composta por 16 itens. Conclusão: Estes resultados mostram que a Atitude face à escola, tal como é operacionalizada pelo QAFE, apresenta uma estrutura unidimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e comportamentos do aluno face às atividades escolares e à relação que estabelece com os outros nas diferentes situações que vivencia. O QAFE poderá, assim, constituir um instrumento de descrição da conduta e das interações do aluno na escola.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9992
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Validade Estrutural do Questionário de Atitudes Face à Escola_Estudo com alunos do ensino básico português.pdf741.17 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois