Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8196
|
Title: | A pertinência do papel do Director de Turma no nosso contexto escolar |
Authors: | Favinha, Marília Sousa, Hipólita |
Editors: | Magalhães, Olga Folque, Assunção |
Keywords: | Director de Turma Gestor pedagógico intermédio Organização Escola |
Issue Date: | Dec-2012 |
Abstract: | Resumo
Esta apresentação, visa dar a conhecer, fora do âmbito da apresentação final do trabalho de mestrado, os resultados obtidos com este estudo que teve como objetivo investigar o reconhecimento e a relevância do papel do Diretor de Turma enquanto gestor intermédio para os alunos, os encarregados de educação e para os próprios, tendo em conta a interface inter-relacional em que a função se desenvolve.
Este trabalho teve como pressupostos de base a convicção de que a Educação é um fenómeno complexo que, para além de outras, mobiliza dimensões sociológicas, psicológicas e epistemológicas, além de necessitar, constantemente, de reflexão sobre as suas práticas.
Assim, conscientes de que o papel do Diretor de Turma é de grande importância nas organizações escolares, foi nosso objetivo estudá-lo sob o ponto de vista teórico a partir de uma reflexão na prática e efetuar um estudo empírico do modo como a função é percecionada como elo de ligação entre os Alunos, os Encarregados de Educação e a Escola. Abordamos a figura do Diretor de Turma, enquanto gestor pedagógico intermédio da organização escolar, tendo em conta as atribuições que lhe são consagradas na lei e a forma como os demais parceiros vêm a sua função, em especial numa Escola do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, de acordo com as perspetivas/representações dos próprios atores educativos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8196 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|