Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8119

Title: "“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensino Superior”Universidade de Évora- (1559-2009) 450 anos de Modernidade Educativa
Authors: Favinha, Marília
Editors: Pereira, Sara
Vaz, Francisco
Keywords: prática pedagógica
ensino superior
Issue Date: Dec-2012
Publisher: Universidade de Évora/Chiado Editora
Citation: Favinha, M. (2012) "“Os novos desafios na Universidade: a prática pedagógica nos docentes no Ensino Superior” in Universidade de Évora- (1559-2009) 450 de Modernidade Educativa. Lisboa: Chiado Editoa, p. 725-732
Abstract: OS NOVOS DESAFIOS NA UNIVERSIDADE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR Nesta última década o aumento da investigação sobre as diferentes áreas do ensino superior tem sido bastante notória. A maior parte da investigação nesta área, ainda incipiente em Portugal, incide, basicamente, em aspectos relacionados com modelos de intervenção normalmente centrados nas diferentes modalidades de organização do ensino/aprendizagem. Sem dúvida, os contributos que têm sido fornecidos para a compreensão e o apoio à decisão educativa têm sido importantes, nomeadamente no que respeita às questões relacionadas com o insucesso e o abandono académico. Esta situação, não invalida, contudo, a necessidade de se construírem quadros interpretativos mais abrangentes de forma a integrar a diversidade de outros factores susceptíveis de influenciar fortemente as características e modalidades de intervenção pedagógica dos professores do ensino superior. É esta influência que nos propomos analisar, equacionando simultaneamente, a existência de alterações no papel dos professores. Num segundo momento, propomo-nos reflectir sobre a relação entre as diferentes tarefas académicas (ensino, investigação e interacção com a sociedade) e as tensões daí decorrentes, as quais podem influenciar negativamente o envolvimento pedagógico dos professores no processo de ensino/aprendizagem. Concluímos, de forma sintética, com uma tentativa de situar estas problemáticas em relação às lógicas tradicionais e de mercado que também, de alguma maneira, interferem na intervenção pedagógica do professor.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8119
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Universidade de Évora 450 anos.pdf380.32 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois