Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8108
|
Title: | Interfaces entre Educadoras de Infância e Mães no Ensino de Valores a Crianças em Idade Pré-Escolar. |
Authors: | Grácio, Luísa Marques, M.M. |
Editors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | Educação Pré-Escolar Valores Mães Educadoras de Infância |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | Grácio , L. & Marques, M.M. (2012). Interfaces entre Educadoras de Infância e Mães no Ensino de Valores a Crianças em Idade Pré-Escolar. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | RESUMO
A educação desempenha um papel crucial na formação global de cidadãos o que implica educar para os valores desde as mais tenras idades. Tal educação deve ser efectuada pela família e pela escola numa perspectiva colaborativa e não conflitante. Visamos pois aceder ao que pensam e como actuam mães e educadoras de infância relativamente aos valores e à sua educação em crianças de idade pré-escolar.
Os participantes distribuem-se por dois grupos perfazendo um total de 30 sujeitos. Um grupo de 15 mães e um grupo de 15 Educadoras de Infância. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semi-directivas. Os dados foram objecto de análise de conteúdo e de ocorrências.
A educação de valores é considerada como muito importante, mas realizada sobretudo de forma espontânea e circunstancial tanto por mães como por Educadoras de Infância. Sobressaem comunalidades entre os dois grupos, no entanto as Educadoras de Infância apresentam um discurso mais variado do que as mães. A interpretação dos resultados obtidos aponta para a necessidade, em contexto de Jardim de Infância, da implementação da educação de e para valores de forma mais intencional., planificada e sistematizada. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8108 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|