Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8035

Title: O projeto TurmaMais no cenário da eficácia e melhoria da escola
Authors: Fialho, Isabel
Verdasca, José
Editors: Fialho, Isabel
Verdasca, José
Keywords: TurmaMais
Melhoria
Escolas eficazes
Issue Date: Jul-2012
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora
Citation: Fialho, I. & Verdasca, J. (2012). O projeto TurmaMais no cenário da eficácia e melhoria da escola. In I. Fialho & J. Verdasca (Ogs.). TurmaMais e sucesso escolar. Fragmentos de um percurso (pp. 17-44). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora. [ISBN: 978-989-8339-13-3]
Abstract: A grande ambição dos pais, professores, alunos, decisores políticos é saber quais os fatores que contribuem para a eficácia e melhoria das escolas. Esta tem sido uma das áreas em que a investigação em educação tem investido nas últimas décadas na tentativa de encontra resposta para a questão – a escola faz a diferença no sucesso educativo dos alunos?. Ultrapassadas algumas questões organizacionais e pedagógicas que têm conduzido a uma melhoria de resultados, evidenciada nas taxas de sucesso alcanças pelas escolas nos dois anos do projeto TurmaMais, impõe-se agora uma ação estratégica que conduza a uma melhoria eficaz dos resultados e à sustentabilidade dessa melhoria. Este artigo pretende oferecer um quadro conceptual sobre os movimentos da eficácia e da melhoria da escola no sentido de abrir oportunidades de reflexão sobre as possibilidades de melhorar a eficácia das escolas através de medidas de política educativa nas quais se inscreve o Projeto TurmaMais. No primeiro ponto do texto - O CONCEITO DE EFICÁCIA DA ESCOLA - abordamos o conceito de eficácia em contexto educativo, na perspetiva de diferentes autores. No segundo ponto - ESTUDOS SOBRE A EFICÁCIA E MELHORIA DAS ESCOLAS – fazemos uma trajetória ao longo dos últimos 40 anos do século passado, dando conta de estudos realizados em importantes campos de pesquisa educacional: movimento das escolas eficazes, movimento da melhoria das escolas e movimento da melhoria eficaz da escola. Finalizamos este texto com algumas ideias-chave e reflexões que visam contribuir para uma maior compreensão e apropriação das questões relacionadas com a eficácia e a melhoria levantadas ao longo do texto
URI: http://hdl.handle.net/10174/8035
ISBN: 978-989-8339-13-3
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
O projeto TurmaMais no cenário da melhoria eficaz da escola (17-44).pdf281.41 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois