|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/4658
|
Title: | Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares. |
Other Titles: | FACILITATING ADJUSTMENT TO HIGHER EDUCATION: A PEER MENTORING PROGRAM |
Authors: | Grácio, Luísa Chaleta, Elisa |
Keywords: | Ensino Superior Transição Aprendizagem Tutoria |
Issue Date: | Mar-2011 |
Citation: | Grácio, L. & Chaleta, E.(2011). Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares. VI Congreso Internacional de Psicología y Educación y III Congreso Nacional de Psicologia de la Educacion, Universidad de Valladolid, 20, 30,31 de Março e 1 de Abril de 2011, pp. 6741-6750 |
Abstract: | A entrada para a universidade constitui-se como um desafio para os estudantes na medida em que arrasta inúmeras mudanças e desafios cognitivos, sócio-emocionais, adaptativos e de aprendizagem. A passagem para o ensino superior é pois entendida como uma transição, na medida em que envolve uma mudança de vida, de aprendizagem, de conhecimento e compreensão, de atitudes, valores e competências por parte do estudante (Hussey & Smith 2010). Os estudantes podem lidar com este novo contexto de aprendizagem e de vida de forma mais ou menos passiva, mais ou menos ajustada e experienciando maiores ou menores dificuldades. Com vista à diminuição de taxas de abandono e de insucesso, a universidade deve implementar formas de facilitar e promover tais transições, podendo os próprios pares constituir-se como agentes privilegiados da facilitação da adaptação de novos estudantes. Partimos pois da consideração de que acções que usem a tutoria por pares podem facilitar a identificação, a aprendizagem e a socialização dos novos estudantes, tanto pelo seu aspecto espontâneo e voluntário como por envolver um processo interactivo entre pares.
Tomando como base os pressupostos anteriormente descritos e a investigação produzida sobre as problemáticas que envolvem os estudantes que ingressam pela primeira vez no ensino superior e tendo como objectivo promover a sua integração, qualidade da aprendizagem e sucesso académico, desenhámos um programa com cinco sessões para o desenvolvimento de competências de estudo e de aprendizagem – DCEA (Chaleta & Grácio, 2009). Este programa foi trabalhado inicialmente com 67 estudantes que frequentavam o 3º ano dos cursos de 1º ciclo da Universidade de Évora e do 2º ciclo de Psicologia (voluntários do GPSA – Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico da Universidade de Évora) os quais, num momento subsequente, o desenvolveram com os alunos do 1º ano tendo subjacente o modelo de tutoria por pares. O programa, de carácter exploratório e voluntário, teve como alvo os 1090 estudantes que ingressaram no 1º ano dos cursos que compunham a oferta formativa de 2009/2010 da Universidade de Évora. Neste trabalho, apresentamos a estrutura do programa piloto e a avaliação que os 535 (49.1%) estudantes de 1º ano produziram sobre o mesmo. Os resultados da avaliação indicam que os estudantes que frequentaram a totalidade das sessões consideraram muito positiva a sua utilidade, os conteúdos, os métodos, os materiais e o desempenho dos tutores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4658 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|