Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4261

Title: Novos paradigmas de intervenção psicológica em contextos educativos e qualidade de vida
Other Titles: New paradigms of psychological intervention in educational contexts and quality of life
Authors: Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Editors: Chaleta, M. E.
Santos, N. R.
Grácio, L.
Keywords: Intervenção psicológica em contextos educativos
Modelo ecológico-desenvolvimental
Bem-estar psicológico
Envolvimento do/a estudante na escola
Issue Date: 2011
Citation: Melo, M. & Pereira, T. (2011). Novos paradigmas de intervenção psicológica em contextos educativos e qualidade de vida. In M. E. Chaleta, N. R. Santos & M. L. Grácio (coords.), II Congresso Internacional Interfaces da Psicologia - Qualidade de Vida... Vidas de Qualidade. Évora: Universidade de Évora (edição em CD; ISBN: 978-989-8339-11-9).
Abstract: Poderá a intervenção psicológica contribuir para a promoção da qualidade de vida nos cenários educativos? A resposta a esta questão passa necessariamente pela análise dos paradigmas subjacentes à intervenção psicológica em contextos educativos e da forma como os/as profissionais da psicologia da educação conceptualizam e desenvolvem as suas práticas. Se os modelos centrados num paradigma médico-psicológico, com as suas abordagens focadas no indivíduo e a uma tendência para ignorar o papel das variáveis sociais e ambientais no desenvolvimento (Siegel & Cole, 2003) já mostraram há muito o seu insucesso na resolução dos problemas que quotidianamente se encontram nos contextos educativos, resta-nos a necessidade de implementação de modelos e práticas de intervenção que tenham efetivamente em conta que os ambientes diretos em que a pessoa interage estão embebidos num ambiente mais amplo, com as suas propriedades físicas, sociais e culturais, que operam direta e indiretamente em todos os níveis da interação pessoa-ambiente (Bronfenbrenner, 1985, 1999, 2005). A necessidade de reconstrução da psicologia da educação implica que o/a psicólogo/a adote novos papéis de intervenção, que lhe permitam atuar, não com problemas individuais descontextualizados, mas dentro de um sistema com todos os seus participantes. Esta comunicação pretende propor um modelo de intervenção psicológica baseada em projetos centrados na escola, mas num contexto de relação de feedback com a comunidade e envolvendo os vários elementos que participam nos contextos mais relevantes (Reynolds & Miller, 2003), considerando o desenvolvimento integral da pessoa como garante da sua qualidade de vida.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4261
ISBN: 978-989-8339-11-9
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Novos paradigmas de intervenção psicológica em contextos educativos e qualidade de vida (resumo).pdf187.15 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois