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http://hdl.handle.net/10174/4136
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Title: | Perspectives of Learning in Older Adults |
Other Titles: | CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SENIORES |
Authors: | Grácio, Luísa Mira, Elisa |
Keywords: | Seniores Fenomenografia Concepções de Aprendizagem |
Issue Date: | Nov-2011 |
Publisher: | CIEP/DP - UE |
Citation: | Mira, E. & Grácio, M.L.F. (2011). Perspectives of Learning in Older Adults. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM). |
Abstract: | Numa abordagem fenomenográfica centrámos o presente estudo na identificação e análise das concepções e experiências de aprendizagem em 16 seniores com idades compreendidas entre os 65 e os 85 anos de idade que se encontravam a frequentar a Universidade Sénior de Évora.
A recolha de dados foi realizada através de questionários de resposta aberta. As questões colocadas reportaram-se a seis temáticas distintas: Concepção de aprendizagem, Função, Processo, Faceta Temporal, Conteúdos, Retrospectiva e Prospectiva. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo e de ocorrências.
As concepções mais enunciadas são as de que aprender consiste em adquirir conhecimento servindo para compreender, aumentar conhecimentos e aplicar.
O processo de aprendizagem é visto sobretudo como um processo interactivo/social e de ensino que ocorre desde o nascimento até à morte. Das aprendizagens realizadas, consideradas de forma geral como mais importantes, ressalta fortemente o seu carácter holístico. No âmbito social, as aprendizagens consideradas como tendo sido mais importantes, reportam-se ao relacionamento interpessoal. A nível familiar são realçados conteúdos comportamentais e o papel educativo da família. Em termos profissionais, salientam-se as aprendizagens directamente ligadas à profissão exercida e ao processo formativo ocorrido. Em termos escolares, sobressaem os conteúdos académicos e o processo de ensino. A aprendizagem mais importante de todas é vista como holística, de âmbito relacional e ligada a valores e espiritualidade. Por último as aprendizagens que gostariam de ter realizado prendem-se sobretudo com conteúdos académicos e profissionais. É expresso o desejo de continuar a aprender em geral e de realizar aprendizagens específicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/4136 |
ISBN: | 978-989-8339-11-9. |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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