Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/4136

Title: Perspectives of Learning in Older Adults
Other Titles: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SENIORES
Authors: Grácio, Luísa
Mira, Elisa
Keywords: Seniores
Fenomenografia
Concepções de Aprendizagem
Issue Date: Nov-2011
Publisher: CIEP/DP - UE
Citation: Mira, E. & Grácio, M.L.F. (2011). Perspectives of Learning in Older Adults. In Proceedings from II Internacional Congres Interfaces of Psychology. Quality of Life. Living with Quality. 14-15 November 2011. Évora: Universidade de Évora: Escola de Ciências Sociais /CIEP (CD-ROM).
Abstract: Numa abordagem fenomenográfica centrámos o presente estudo na identificação e análise das concepções e experiências de aprendizagem em 16 seniores com idades compreendidas entre os 65 e os 85 anos de idade que se encontravam a frequentar a Universidade Sénior de Évora. A recolha de dados foi realizada através de questionários de resposta aberta. As questões colocadas reportaram-se a seis temáticas distintas: Concepção de aprendizagem, Função, Processo, Faceta Temporal, Conteúdos, Retrospectiva e Prospectiva. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo e de ocorrências. As concepções mais enunciadas são as de que aprender consiste em adquirir conhecimento servindo para compreender, aumentar conhecimentos e aplicar. O processo de aprendizagem é visto sobretudo como um processo interactivo/social e de ensino que ocorre desde o nascimento até à morte. Das aprendizagens realizadas, consideradas de forma geral como mais importantes, ressalta fortemente o seu carácter holístico. No âmbito social, as aprendizagens consideradas como tendo sido mais importantes, reportam-se ao relacionamento interpessoal. A nível familiar são realçados conteúdos comportamentais e o papel educativo da família. Em termos profissionais, salientam-se as aprendizagens directamente ligadas à profissão exercida e ao processo formativo ocorrido. Em termos escolares, sobressaem os conteúdos académicos e o processo de ensino. A aprendizagem mais importante de todas é vista como holística, de âmbito relacional e ligada a valores e espiritualidade. Por último as aprendizagens que gostariam de ter realizado prendem-se sobretudo com conteúdos académicos e profissionais. É expresso o desejo de continuar a aprender em geral e de realizar aprendizagens específicas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/4136
ISBN: 978-989-8339-11-9.
Type: article
Appears in Collections:PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RESElisaMira& Maria_Luísa_Grácio.pdf29.29 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois