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http://hdl.handle.net/10174/34521
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Title: | Vamos Conhecer Melhor o Outro? Um projeto de investigação em desenvolvimento na Prática de Ensino Supervisionada, em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo |
Authors: | Horta, Ana Rita Leal da Costa, Conceição Dourado, Ângela |
Keywords: | Investigação-ação-formação Conhecimento profissional Prática de Ensino Supervisionada Diversidade cultural Escuta das crianças |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Aberta |
Citation: | Horta, A.R., Leal da Costa, C. & Dourado, A. (2022). Vamos Conhecer Melhor o Outro? Um projeto de investigação em desenvolvimento na Prática de Ensino Supervisionada, em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo. In M.H. Araújo e Sá & L. Morgado (Orgs). Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 711-722). UA Editora |
Abstract: | O estudo que apresentamos está em desenvolvimento nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mes- trado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o CEB. Realizando-se em ambas as valências, tem como objetivo geral compreender a participação das crianças na (re)construção de significados para melhor conhecermos o outro, valorizando a diversidade cultural e práticas pedagógicas documentadas. Tomando a participação das crianças como fundamental e a valorização da diferença relacionada com aprendizagens de qualidade, assume-se o carácter multicultural das sociedades contemporâneas. Reconhecem-se os desafios que os processos de globalização e de mundialização da cultura têm trazido para as escolas e para os docentes, as dificuldades, assim como as dúvidas, para ultrapassar visões das diferenças como problema na educação escolar das crianças (Moreira & Candau, 2005). A produção/recolha de informações durante a prática peda- gógica em contexto, faz-se durante o desenvolvimento da prática pedagógica. Para tanto, utilizam-se instrumentos diversos quer na observação participante, quer na intervenção cooperada. Os dados, documentação pedagógica e notas de campo, em registo escrito e imagem, decorrem da ação pedagógica, do processo de supervisão colaborativa, incluindo planeamento e reflexão sistemática, proces- sos alinhados, também, para os objetivos da investigação. A análise de evidências e a interpretação vão deixando emergir uma narrativa que se vai construindo, enquanto forma privilegiada da construção do conhecimento profissional/científico (Passeggi, 2011; Suárez & Metzdorff, 2018). Alinhada com perspetivas de investigação-ação- -formação (Pineau, 2006; Passeggi, 2011) e concluída a PES no 1o CEB, nesta comunicação partilhamos influências que a atenção à diversidade cultural exibiu durante a permanência nesse contexto. As produções resultantes da intervenção cooperada emergiram de necessidades curriculares, curiosidades das crianças e vontade da futura docente/investigadora, levando a trocar-se correspondência com crianças de outros países. Tais contactos medeados por essa escrita dialogada entre crianças, permitiram-nos registar temas, ideias e curiosidades. Simultaneamente, planeámos de acordo com as necessidades curriculares, refletindo semanalmente sobre como se identificaram, compreenderam e potenciaram relações entre ambientes quotidianos, respetivas culturas e a escola, assim como sobre influências de saberes prévios e curiosidades das crianças nas práticas pedagógicas e nas aprendizagens que se desenvolviam. Nesta busca de compreensão, os relatos mostram-se portadores de sentidos quando a partir deles compreendemos as práticas a partir da análise da trajetória na PES. A escuta evidenciou consequências em aprendizagens e atitudes, assim como manteve relações com as nossas práticas profissionais intencionais, fundamentadas, criticadas, permitindo colocar em questão e fazer opções pedagógicas de forma participada e consciente. A experiência que co-construímos através de processos comunicacionais e de uma narrativa escrita, permite incorporar saber, saberes de diversas naturezas e identidade, ao mesmo tempo que a autoria de docente e investigadora surge na nossa dimensão investigativa da PES porque compreendemos a partir de quem somos, de como fazemos e nos posicionamos na escola e no mundo (Formenti, 2008; Lani_Bayle, 2020; Leal da Costa & Sarmento, 2018).
Por isso, partilhamos, igualmente, características e influências do processo de supervisão, reportando como a capacidade de questionar, de nos questionarmos e sermos questionadas sema- nalmente, nos permitiu escutar as crianças, elaborar um desen- volvimento curricular com temas integradores, atravessado pela investigação. Este movimento transformador, resultante de reflexões sistemáticas e documentadas, permitiu identificar atitudes criticas emergentes face à nossa própria ação pedagógica, identificar mu- danças intencionais e sustentadas e, ainda, orientar a construção de conhecimento e o desenvolvimento profissional, incluindo a docente cooperante e participante na supervisão, justificando a sua co-autoria, neste texto e na comunicação que lhe deu origem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.2/11689 http://hdl.handle.net/10174/34521 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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