Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34067

Title: EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM TERROIR EDUCATIVO
Authors: Nico, Bravo
Nico, Lurdes
Keywords: Educação Comunitária
Desenvolvimento Local
Issue Date: Oct-2022
Publisher: Intervenção-Associação para a promoção e divulgação cultural
Citation: Nico, B. & Nico, L. (2022). Educação Comunitária e desenvolvimento local: um terroir educativo. In C. Madureira, J. Escola & M. Lopes (Eds). Animação Sociocultural, Educação, Cidadania, Participação, Turismo e Desenvolvimento Comunitário (25-31). INTERVENÇÃO-Associação para a promoção e Divulgação Cultural.
Abstract: Em cada região vitivinícola, desenvolve-se um conhecimento próprio das interações que ocorrem entre os fatores físicos e biológicos existentes e as práticas enológicas desenvolvidas e que proporcionam características distintas aos vinhos originários deste espaço. Esta singularidade determina o terroir específico desse território e explica o sabor único dos vinhos aí produzidos. Assumindo uma, arriscada, analogia, poderemos estabelecer que a dinâmica humana diferenciada existente em cada território, promotora da singular equação de desenvolvimento local que nele ocorre – que promove e acolhe a participação e o contributo das pessoas e das instituições e determina o futuro dessa realidade humana, social e económica, num contexto em que interagem, de forma complexa fatores endógenos e exógenos –, é o resultado de um terroir educativo que nele existe. Neste processo singular, o contributo da rede de instituições das comunidades locais é uma variável crítica e estruturante das dinâmicas de desenvolvimento local e um fator importante no desenho e concretização dos processos de aprendizagem individual e coletiva que lhes estão associados. Esta rede territorial e comunitária de instituições – em particular as de natureza não escolar – presente em todas as dimensões da vida local, tem assumido um papel relevante nos percursos vitais de muitas pessoas, pelo contributo que lhes tem proporcionado na construção de conhecimentos e competências estruturantes nos respetivos projetos de vida pessoal e profissional e na transmissão da cultura e do património local. Conhecer, valorizar e mobilizar o terroir educativo de cada território será um passo essencial das dinâmicas de desenvolvimento local participadas, inclusivas e sustentáveis, social, ambiental e economicamente
URI: http://hdl.handle.net/10174/34067
ISBN: 978-989-99835-9-5
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
BN.CL.53.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois