|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34067
|
Title: | EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM TERROIR EDUCATIVO |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes |
Keywords: | Educação Comunitária Desenvolvimento Local |
Issue Date: | Oct-2022 |
Publisher: | Intervenção-Associação para a promoção e divulgação cultural |
Citation: | Nico, B. & Nico, L. (2022). Educação Comunitária e desenvolvimento local: um terroir educativo. In C. Madureira, J. Escola & M. Lopes (Eds). Animação Sociocultural, Educação, Cidadania, Participação, Turismo e Desenvolvimento Comunitário (25-31). INTERVENÇÃO-Associação para a promoção e Divulgação Cultural. |
Abstract: | Em cada região vitivinícola, desenvolve-se um conhecimento próprio das interações
que ocorrem entre os fatores físicos e biológicos existentes e as práticas enológicas
desenvolvidas e que proporcionam características distintas aos vinhos originários
deste espaço. Esta singularidade determina o terroir específico desse território e
explica o sabor único dos vinhos aí produzidos.
Assumindo uma, arriscada, analogia, poderemos estabelecer que a dinâmica
humana diferenciada existente em cada território, promotora da singular equação
de desenvolvimento local que nele ocorre – que promove e acolhe a participação e
o contributo das pessoas e das instituições e determina o futuro dessa realidade
humana, social e económica, num contexto em que interagem, de forma complexa
fatores endógenos e exógenos –, é o resultado de um terroir educativo que nele
existe.
Neste processo singular, o contributo da rede de instituições das comunidades locais
é uma variável crítica e estruturante das dinâmicas de desenvolvimento local e um
fator importante no desenho e concretização dos processos de aprendizagem
individual e coletiva que lhes estão associados.
Esta rede territorial e comunitária de instituições – em particular as de natureza não
escolar – presente em todas as dimensões da vida local, tem assumido um papel
relevante nos percursos vitais de muitas pessoas, pelo contributo que lhes tem
proporcionado na construção de conhecimentos e competências estruturantes nos
respetivos projetos de vida pessoal e profissional e na transmissão da cultura e do
património local.
Conhecer, valorizar e mobilizar o terroir educativo de cada território será um passo
essencial das dinâmicas de desenvolvimento local participadas, inclusivas e
sustentáveis, social, ambiental e economicamente |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34067 |
ISBN: | 978-989-99835-9-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|