|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34057
|
Title: | TERRITÓRIO, EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E DESENVOLVIMENTO UMA DIDÁTICA LOCAL |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes |
Keywords: | Educação Comunitária Território Desenvolvimento Local |
Issue Date: | Apr-2022 |
Publisher: | Intervenção-Associação para a promoção e divulgação cultural |
Citation: | Nico, B., & Nico, L. (2022). Território, Educação Comunitária e Desenvolvimento: uma Didática Local. In J. Salgado, J. Pereira & M. Lopes (Eds.), Educação, Inclusão e Diversidade (193-197). INTERVENÇÃO-Associação para a promoção e Divulgação Cultural. |
Abstract: | Nas pequenas comunidades, os processos educativos geram-se e concretizam-se em
contextos em que a relação humana e social assume uma importância determinante e onde
os saberes locais, alicerces da cultura endógena, ficam disponíveis, através de didáticas
que revelam sotaques muito diferenciados e envolvem, geralmente, todas as gerações. É
esta diversidade e complexidade que está na base de uma educação comunitária promotora de
um desenvolvimento humano inclusivo e solidário fortemente enraizado nos territórios em que
ocorre.
Neste pressuposto de partida, o território assume-se como uma variável importante na
construção das didáticas locais, em particular aquelas que se geram nos espaços de
educação não formal presentes na rede de instituições da sociedade civil que, em cada
contexto territorial, existe. Na realidade, as características físicas dos territórios poderão
determinar alguns dos contornos diferenciadores dos processos educativos que, aí, se desenham
e concretizam. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34057 |
ISBN: | 978-989-99835-8-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|