|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33852
|
Title: | Escola Comunitária de São Miguel de Machede: uma didática local, intergeracional e solidária |
Authors: | Nico, Bravo Nico, Lurdes |
Keywords: | Escola Comunitária Educação Comunitária Educação Popular Educação Permanente |
Issue Date: | 20-Dec-2022 |
Publisher: | Aprender |
Citation: | Nico, B. & Nico, L. (2022). Escola Comunitária de São Miguel de Machede: uma didática local, intergeracional e solidária. Aprender (44), 72-82. https://doi.org/10.58041/aprender.165 |
Abstract: | O presente artigo apresenta o projeto educativo da Escola Comunitária de São Miguel de Machede (EC/SMM), fundada em 1998, no seio da SUÃO-Associação de Desenvolvimento Comunitário. Assumida, desde a sua origem, como um instrumento endógeno de promoção dos direitos e deveres de cidadania e como um contexto local promotor da participação direta, ativa e responsável dos cidadãos na gestão das circunstâncias quotidianas das suas vidas e nos território e comunidade em que se encontram, a EC/SMM desenvolveu, ao longo do período da sua existência, um conjunto de projetos e atividades de base educativa que teve, como finalidade, a promoção de um processo de desenvolvimento humano, social e económico que concorresse para a qualidade de vida e a criação de oportunidades para todos. Conceptualmente edificada nos alicerces científicos de autores como Berbaum (1992), Vygotsky (2001), Freire (1996, 2001) e Nico (2020) e axiologicamente assente nos princípios e valores inscritos na Constituição da República Portuguesa, a EC/SMM concretizou um percurso de dinâmica e inovação social, construindo soluções para os problemas com que se foi deparando e respondendo, de forma criativa e eficaz, aos desafios que os últimos 25 anos lhe colocaram. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33852 |
ISSN: | 2184-5255 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|