Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33375

Title: Guião de Boas Práticas: Solução Inovadora para a Redução de Mortalidade de Aves em Linhas Elétricas de Média Tensão: a Eco Esteira Horizontal
Authors: Infante, Samuel
Rochinha, Carlos
Silva, Carmo
Oliveira, André
Pedroso, Nuno
Salgueiro
Mira, António
Keywords: Mitigação Impactos
Aves de médio e grande porte
Issue Date: 2022
Publisher: Projeto LIFE LINES. Universidade de Évora
Citation: Infante, S., Rochinha, C., Silva, C., Oliveira, A., Pedroso, N., Salgueiro, P. & Mira, A. (2022) Guião de Boas Práticas: Solução Inovadora para a Redução de Mortalidade de Aves em Linhas Elétricas de Média Tensão: a Eco Esteira Horizontal. Projeto LIFE LINES. Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-253-6.
Abstract: Em Portugal, estima-se que dezenas de milhares de aves morram anualmente em linhas de distribuição de eletricidade de média tensão por colisão com os cabos ou eletrocutadas nos apoios. Alguns estudos apontam que este efeito levou ao declínio local de diversas espécies ameaçadas, como a águia-de-Bonelli ou o sisão. Dada a severidade do impacte, tornou-se essencial procurar medidas que minimizem o risco de mortalidade de aves em linhas elétricas. O presente guião de boas práticas pretende divulgar uma solução inovadora para a redução de mortalidade por colisão e eletrocussão de aves em linhas elétricas de média tensão – a Eco Esteira Horizontal (ECO-HAL A2S). Esta estrutura foi implementada pela primeira vez no âmbito do projeto LIFE LINES (LIFE14 NAT/PT/001081), coordenado pela Universidade de Évora e em estreita parceria com a Quercus, responsável pela avaliação e monitorização dos impactes de linhas elétricas na avifauna, e em colaboração com a EDP Distribuição (atualmente designada por E-REDES -Distribuição de Eletricidade, SA), responsável pela gestão e manutenção das infraestruturas de distribuição elétrica de média tensão. O objetivo principal deste guião é apresentar as características e requisitos técnicos desta estrutura, bem como a efi cácia e o custo-benefício da implementação deste novo desenho na estrutura dos apoios das linhas elétricas, decorrentes da análise dos resultados obtidos durante o projeto LIFE LINES. Pretende-se, assim, contribuir com uma alternativa efi caz na mitigação de mortalidade de aves em linhas elétricas de média tensão, divulgando-a aos diversos atores que trabalham na área da distribuição de energia elétrica, às entidades públicas da área da conservação da natureza e associações de defesa do ambiente.
URI: https://lifelines.uevora.pt/index.php/guioes-de-boas-praticas/
http://hdl.handle.net/10174/33375
ISBN: 978-972-778-253-6
Type: other
Appears in Collections:BIO - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Guiao-LINES-LINHAS-ELECTRICAS-PT-300dpi.pdf35.43 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois