Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31363

Title: Diálogos estudantis em tempo de pandemia Covid-19: gabinete virtual de estudantes de países de língua portuguesa para o desenvolvimento de habilidades de mediação de conflitos
Authors: Botelho, Heloisa
Advisors: Favinha, Marília
Keywords: Competências socioemocionais
Gestão de Conflitos
Contextos Educativos
Pandemia COVID-19
Socio-emotional skills
Conflict management
Educational Contexts
COVID-19 pandemic
Issue Date: 7-Feb-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A educação e o papel da escola no século XXI são grandes desafios contemporâneos, numa sociedade marcada por intensa globalização, celeridade dos acontecimentos, transição digital e um crescente fenômeno social de violência. Esses aspectos aumentam os conflitos vivenciados em contextos educativos, que por sua vez, demandam novas aprendizagens, sobretudo, pautadas no paradigma que contemple saberes cognitivos, emocionais e sociais. Entretanto, torna-se vital ampliar a compreensão de conceitos, contextos e metodologias que promovam aprendizagem socioemocional aos estudantes, a fim de que tenham habilidades e competências para responder aos desafios contemporâneos, dentre esses gerir e mediar conflitos, sobretudo em contextos educativos. Assim, o estudo aqui apresentado, tem por objetivo desenvolver estratégia metodológica de intervenção junto aos estudantes, capacitando-os no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, para a gestão-mediação de conflitos e relações interpessoais em contexto educativo. Para tanto utilizou-se a metodologia de investigação-ação. Primeiramente, realizou-se o tratamento de dados e informações coletadas, a fim de fazer o levantamento sobre os conflitos na aprendizagem, as estratégias de gestão e os recursos socioemocionais conhecidos pelos estudantes participantes. Esse levantamento direcionou a ação de intervenção por meio de formação e constituição de Gabinete Virtual de Estudantes de Países de Língua Portuguesa para o Desenvolvimento de Habilidades de Mediação de Conflitos, composto por 22 jovens de ensino secundário, de três continentes oriundos dos seguintes países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A formação teve abordagem colaborativa, usou metodologias ativas centradas na promoção de aprendizagens socioemocionais e gestão de conflitos. No decorrer da formação aferiu-se a aprendizagem, para verificar o cumprimento de objetivos e metas. Ao final aplicou-se questionário de avalição da formação e aprendizagem. O resultado indicou efeitos positivos da intervenção, pois a análise de dados demonstrou mudança significativa no uso das estratégias e eficácia da aplicabilidade no cotidiano dos estudantes, melhoria nas relações interpessoais, mudança na percepção e consequente diminuição de conflitos vivenciados. No decorrer da intervenção originou-se desdobramento, propiciando novas ações de intervenção agregando novas aprendizagens e novos sujeitos. Dessa forma o resultado demonstrou a eficácia e relevância da investigação titulada: “Diálogos Estudantis em tempos de pandemia COVID-19 Gabinete Virtual de Estudantes de Países de Língua Portuguesa para o Desenvolvimento de Habilidades de Mediação de Conflitos”; STUDENT DIALOGUES IN TIMES OF COVID-19 PANDEMICS: STUDENTS' VIRTUAL OFFICE FROM PORTUGUESE-SPEAKING COUNTRIES FOR CONFLICTS MEDIATION SKILLS DEVELOPMENT ABSTRACT: Education and the role of schools in the 21st century are major contemporary challenges, in a society marked by intense globalization, speed of events, digital transition and a growing social phenomenon of violence. These aspects increase the conflicts experienced in educational contexts, which, in turn, demand new learning, above all, based on the paradigm that includes cognitive, emotional and social knowledge. However, it is vital to broaden the understanding of concepts, contexts and methodologies that promote socio-emotional learning for students, so that they have skills and competences to respond to contemporary challenges, including managing and mediating conflicts, especially in educational contexts. Thus, the study presented here aims to develop a methodological intervention strategy with students, enabling them to develop socio-emotional skills and competences, for the management-mediation of conflicts and interpersonal relationships in an educational context. For this purpose, the action-research methodology was used. First, the data and information collected were processed in order to survey the conflicts in learning, the management strategies and the socio-emotional resources known by the participating students. This survey directed the intervention action through the formation and constitution of a Virtual Cabinet of Students from Portuguese-Speaking Countries for the Development of Conflict Mediation Skills, composed of 22 secondary school young people from three continents from the following Portuguese-speaking countries Portuguese: Angola, Brazil, Cape Verde, Mozambique, Portugal and São Tomé and Príncipe. The training had a collaborative approach, using active methodologies focused on promoting socio-emotional learning and conflict management. During the training, learning was measured to verify the fulfillment of objectives and goals. At the end, a training and learning evaluation questionnaire was applied. The result indicated positive effects of the intervention, as the data analysis showed a significant change in the use of strategies and effectiveness of applicability in the students' daily lives, improvement in interpersonal relationships, change in perception and consequent reduction of conflicts experienced. In the course of the intervention, an unfolding originated, providing new intervention actions, adding new learning and new subjects. In this way, the result demonstrated the effectiveness and relevance of the investigation entitled: “Student Dialogues in times of the COVID-19 pandemic Virtual Office of Students from Portuguese-Speaking Countries for the Development of Conflict Mediation Skills”.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31363
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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