Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30412
|
Title: | Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior |
Authors: | Chaleta, Maria Elisa Beltrán, José Ferreira, Adir |
Editors: | Chaleta, Elisa Beltrán, Jose Ferreira, Adir |
Keywords: | A B |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Monografies & Aproximacions |
Citation: | Chaleta, E., J. Beltrán & a. Ferreira (Coords) (2021). Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior Valência: Monografies & Aproximacions. ISBN: 978-84-09-27401-7. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458 |
Abstract: | Os modelos explicativos da aprendizagem em contextos de educação superior que se
desenvolveram nas últimas cinco décadas, tanto nos Estados Unidos como na Europa, foram
fortemente marcados pelos modelos cognitivistas e cognitivo-construtivistas determinando
evidente protagonismo da componente cognitiva nos modelos de ensino e aprendizagem. As
investigações realizadas, em particular na última década, têm vindo a enfatizar que a
aprendizagem na sua complexidade envolve, para além da faceta cognitiva, uma faceta
afectiva porque as tarefas de aprendizagem representam situações de realização que
desencadeiam emoções nos estudantes. A importância das emoções vivenciadas no contexto
educacional começa a ser reconhecida por pesquisadores de diferentes campos e tenta-se
agora a aproximação entre as diferentes tradições de pesquisa que permaneceram em relativo
isolamento e fragmentação. As emoções académicas podem desempenhar um papel
importante nos resultados de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educativas uma
vez que uma emoção académica pode ser activada ou desactivada em função da forma como o
estudante percepciona as tarefas de aprendizagem e o contexto de ensino. |
URI: | https://roderic.uv.es/handle/10550/80458 http://hdl.handle.net/10174/30412 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|