Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/3012
|
Title: | Temas de Educação, administração, organização e política |
Authors: | Verdasca, José L. C. |
Editors: | Mão de Ferro, Fernando |
Keywords: | Educação e factores contextuais; regulação educativa e lógicas de orientação aos resultados; a turma como unidade de análise; políticas educativas, autonomia e desenvolvimento da escola |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | Edições Colibri |
Abstract: | Em Temas de Educação - administração, organização e política estão compilados vinte textos. Os textos seleccionados versam temáticas educacionais variadas no âmbito dos múltiplos desafios que se colocam ao sistema educativo e à escola actual, em particular, quando o sentido desta é o de se afirmar como organização, de se abrir à comunidade e de estabelecer para si própria uma progressiva exigência da qualidade do ensino e das aprendizagens e qualificações. Embora a natureza dos temas nos remeta para a manifesta prevalência dos domínios da organização, administração e política educativas, os textos apresentam-se agregados por afinidade temática em torno de quatro grandes temas: - Educação, factores contextuais e equidade socioeducativa; - A turma como unidade organizacional de análise; - Regulação educativa e lógicas de orientação aos resultados; - Políticas educativas, autonomia e desenvolvimento da escola. No âmbito das escolhas feitas esteve a intenção de despoletar questionamentos e perspectivas que não se ficassem por meras análises descritivas, mas ousando-se, por vezes, lançar propostas e preconizar soluções organizacionais. Neste sentido, e ainda que não fosse esse o seu principal propósito, admite-se a sua utilidade como recurso documental de apoio no quadro da formação inicial e pós-graduada de professores na área das ciências sociais e políticas da educação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3012 |
ISBN: | 978-989-689-028-5 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Livros CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|